Topo

Em qual time jogam os atletas nas eleições? Quem vota em Lula ou Bolsonaro

Raí fez o "L" durante a apresentação do "Prêmio Sócrates" na Bola de Ouro - Reprodução/Ballon D"or
Raí fez o 'L' durante a apresentação do 'Prêmio Sócrates' na Bola de Ouro Imagem: Reprodução/Ballon D'or

Do UOL, em São Paulo

18/10/2022 16h44

No dia 30 de outubro, os brasileiros irão escolher o presidente para os próximos quatros anos. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estão na disputa do segundo turno das eleições.

Neste período eleitoral, diversos atletas e personalidades do esporte declaram apoio aos candidatos à presidência.

A seguir, o UOL Esporte lista alguns nomes que já se manifestaram publicamente.

Romário

Atualmente senador, Romário concedeu entrevista ao jornal "Extra" recentemente e disse que está 'ao lado de Bolsonaro na hora do jogo'. O ex-atacante faz parte do PL, mesmo partido do atual presidente.

Raí

O ídolo do São Paulo vai no caminho oposto de Romário. Depois de publicação nas redes sociais, Raí fez uma manifestação na entrega da Bola de Ouro, prêmio aos melhores do mundo da revista France Football.

A atitude do ex-jogador foi respondida por Lula em suas redes sociais. No Twitter, o ex-presidente disse que estava assistindo ao evento e agradeceu ao apoio.

Raí fez o 'L' durante a apresentação do 'Prêmio Sócrates' na Bola de Ouro - Reprodução/Ballon D'or - Reprodução/Ballon D'or
Raí fez o 'L' durante a apresentação do 'Prêmio Sócrates' na Bola de Ouro
Imagem: Reprodução/Ballon D'or

Neymar

Neymar grava vídeo cantando funk do Bolsonaro - Reprodução  - Reprodução
Neymar participou de vídeo cantando funk do Bolsonaro
Imagem: Reprodução

Pouco antes do primeiro turno das eleições, o camisa 10 do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira apareceu em um vídeo de Jair Bolsonaro.

O craque canta o jingle da campanha do atual presidente. "22 é Bolsonaro. Vota, vota e confirma, 22 é Bolsonaro", diz a música.

Tandara

A jogadora de vôlei, que concorreu nas eleições no primeiro turno, mas não foi eleita deputada federal pelo estado de São Paulo, tem em seu perfil uma foto ao lado do atual presidente, Jair Bolsonaro. Recentemente, a atleta se envolveu em polêmicas, como na que fez críticas ao desenho "Peppa Pig" por uma cena onde um casal é formado por dois personagens do sexo feminino.

Carol Solberg

Marcada pelo protesto contra Bolsonaro após uma partida no vôlei de praia, a jogadora postou um vídeo nas redes sociais onde manifestou apoio a Lula. "Eu voto 13! Lula presidente", escreveu.

Vanderlei Luxemburgo

Atualmente sem clube, o técnico Vanderlei Luxemburgo é mais um nome do futebol a demonstrar apoio a Lula. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o treinador apoiou o candidato do PT e se referiu a Bolsonaro como 'um sociopata'.

Lucas Moura

Assim como fez em 2018, o atacante do Tottenham não escondeu seu voto em Jair Bolsonaro. O jogador afirmou que o atual presidente tem as ideias que mais se encaixam com a sua maneira de pensar e se opôs a Lula.

Nelson Piquet

Entre os esportistas, Nelson Piquet é um dos que está mais próximo de um dos candidatos. O ex-piloto da Fórmula 1 fez doações para a campanha de Jair Bolsonaro e para o PL, partido do atual presidente.

No passado, ele também chegou afirmar que é 'Bolsonaro até a morte' e chegou a acompanhar o político em eventos.

Piquet dirigiu carro com Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle - FÁTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO - FÁTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Piquet dirigiu carro com Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle
Imagem: FÁTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Emerson Fittipaldi

Primeiro brasileiro a conquistar um título na Fórmula 1, Emerson Fittipaldi é mais um ex-piloto a demonstrar apoio a Bolsonaro. O ex-atleta, que perdeu a candidatura por uma vaga no senado da Itália, afirmou que torce para o atual presidente e já chegou a aparecer em fotos ao lado de Jair.

Juninho Pernambucano

O ex-jogador apareceu como VAR (árbitro assistente de vídeo) em um vídeo de campanha de Lula. "Agora, ele vai ser de novo o nosso presidente. Esse é craque", disse Juninho na propaganda.

Ana Paula Henkel

A ex-jogadora de vôlei já demonstrou apoio às falas de Jair Bolsonaro e faz críticas nas redes sociais ao outro candidato ao cargo de presidente na atual disputa do segundo turno.

Paulinho

O atacante ex-Vasco e que atualmente está no Bayer Leverkusen, da Alemanha, posta no Twitter diversas mensagens indicando voto em Lula. "L", escreveu o jogador, ontem (17), por exemplo, em referência à inicial do candidato.

Maurício Souza

Envolvido em polêmicas por falas homofóbicas, o jogador de vôlei apareceu ao lado de Bolsonaro em Brasília e já compartilhou pensamentos alinhados às falas do atual presidente.

Igor Julião

Ex-jogador do Fluminense e atualmente no Vizela, de Portugal, Igor Julião não esconde apoio a Lula nas eleições. O atleta já compartilhou mensagens elogiando o candidato do PT e criticando Jair Bolsonaro.

Marcos

O ex-goleiro e ídolo do Palmeiras apoia abertamente Jair Bolsonaro. Após a manifestação de Raí na Bola de Ouro, ele fez um brincaidera: "[Raí] torceu pro Lewa, mas deu B de Benzema, vcs também hein? Vê política em tudo, sai pra lá seus clubista!", escreveu.