Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Maurício Souza se filia ao partido de Bolsonaro e tentará carreira política

Maurício Souza e Eduardo Bolsonaro - Reprodução/Instagram
Maurício Souza e Eduardo Bolsonaro Imagem: Reprodução/Instagram

15/03/2022 13h54

O jogador de vôlei Maurício Souza, atualmente sem clube, vai se filiar nesta terça-feira (15) ao PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. O campeão olímpico na Rio-2016, que esteve presente na seleção brasileira que disputou os Jogos de Tóquio no ano passado, é pré-candidato a deputado federal por Minas Gerais, estado onde nasceu e tem residência.

Maurício assinará seu ato de filiação em evento na Câmara promovido pela deputada federal Carla Zambelli. Eleita pelo PSL, em São Paulo, ela pretende formar um bloco de candidatos a deputados pelo PL, com puxadores de votos nos principais estados, conforme revelou a coluna da jornalista Malu Gaspar, no Globo.

Além de Maurício Souza, vão se filiar ao PL o coronel da PM Aginaldo de Oliveira, marido de Zambelli, que vai concorrer pelo Ceará, e o cantor de axé Netinho, outro bolsonarista, que será candidato pela Bahia. Entre os deputados que vão seguir Bolsonaro e migrar para o PL estão Felipe Barros (União Brasil/PR), General Girão (União Brasil/RN), Major Fabiana (União Brasil/RJ) e José Medeiros (Podemos/GO), todos da tropa de choque de Bolsonaro.

O jogador de vôlei está sem clube desde que, em outubro, ele foi dispensado do Minas Tênis Clube, na esteira de críticas aos comentários homofóbicos postados por ele no Instagram. O clube de Belo Horizonte inicialmente minimizou o caso, mas foi pressionado por patrocinadores como a Fiat, voltou atrás e anunciou o desligamento de Maurício.

O caso gerou grande repercussão entre eleitores conservadores e Maurício, que já era conhecido pela devoção a Bolsonaro, ganhou mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, chegando aos atuais 2,6 milhões. Desde dezembro, ao menos, o perfil dele ganhou gestão profissional, com desenvolvimento de logomarca e postagens de claro teor eleitoral.