A decisão da CBF de esticar o Brasileirão de 2025 até 21 de dezembro por causa do Super Mundial de Clubes deve gerar conflito com outro torneio da Fifa: o Intercontinental.
O que aconteceu
A CBF não colocou o Intercontinental no calendário divulgado nesta terça-feira, mas o plano da Fifa é, sim, realizar o torneio anualmente. Mesmo com o novo Mundial no meio do ano.
Em 2024, a fase final da competição acontece de 11 a 18 de dezembro, com participação do campeão da Libertadores (Botafogo ou Atlético-MG). E a partir deste ano, inclusive, o representante da Conmebol precisará fazer uma partida a mais do que no formato anterior.
A Conmebol e a CBF estão cientes da realização do Intercontinental em 2025. Mas a entidade brasileira não inseriu no cronograma de partidas.
Classificação e jogos
Esse é um dilema até relativamente previsível, já que os clubes brasileiros têm conquistado a Libertadores desde 2019.
A solução que se enxerga no momento pode trazer problemas: deixar que o clube eventualmente decida se jogará com reservas na reta final do Brasileirão ou no próprio Intercontinental.
A CBF não colocou o Intercontinental no calendário sob o argumento de não ter recebido as datas exatas da Fifa.
Além disso, a CBF tenta negociar, com suporte da Conmebol, que o Brasileiro não precise fazer três jogos ao todo, caso chegue à decisão. Isso reduziria o número de datas necessárias. A conclusão do Brasileirão em 21 de dezembro pode servir como argumento, na visão da CBF.
Quanto ao calendário publicado, a CBF entendeu que o desenho adotado era o único possível para preservar as demais competições (estaduais e nacionais).
A final da Libertadores será em 29 de novembro. Depois, em dezembro, estão previstas seis rodadas do Brasileirão. Quartas e domingos estão loteados até o dia 21. Depois do Brasileirão, a CBF programa recesso.
A entidade brasileira apresentou à comissão nacional de clubes o calendário de 2025 e costuma dizer que passa tudo aos cartolas sobre os problemas das competições. Um dirigente ouvido pelo UOL diz que o tema não foi tratado, mas a CBF alega que sim.
A CBF já precisou fazer um exercício significativo para interromper o Brasileirão durante o Mundial de Clubes de 2025, que terá participação de quatro brasileiros. Palmeiras, Flamengo e Fluminense estão certos. A última vaga fica entre Botafogo e Atlético-MG.
12 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Ronaldo de Medeiros Boeira
Esse problema dá pra contornar se antecipando duas rodadas na Data Fifa de novembro ao(s) finalista(s) da Libertadores, bem como a terceira na Data Fifa de setembro aos semifinalistas da Libertadores, ou em alguma data livre caso o clube já esteja eliminado da Copa do Brasil.
Amilton Lovato
Se o torneio tem o mesmo formato dos anteriores e se chama Intercontinental, então só podemos concluir que ninguém tem Mundial.
Roberto de Andrade Barros
Intercontinental, Mundial de Clubes e Super Mundial de Clubes, fiquei confuso, a matéria é confusa. Intercontinental não existe mais, a Fifa nunca teve um intercontinental...