Qual a origem do bordão 'vocês vão ter que me engolir' de Zagallo?

A Copa América de 1997 é um dos títulos da gloriosa história da seleção brasileira, mas essa conquista deixou um legado especial. Uma frase que entrou para a história: "Vocês vão ter que me engolir!".

Palavras ditas por Zagallo, então treinador da seleção. O 'Velho Lobo', que morreu aos 92 anos, desabafou após vitória por 3 a 1 sobre a Bolívia na final da Copa América.

A origem da frase icônica

Zagallo estava farto das críticas da imprensa brasileira. O técnico estava no comando da seleção desde 1994 e vinha sofrendo cobranças pelo desempenho recente da equipe, incluindo derrota em amistoso para a Noruega e participação discreta no Torneio da França.

O recado de Zagallo foi direcionado especificamente a dois jornalistas. Ele explicou o motivo do desabafo em entrevista concedida ao UOL em 2017.

Estavam fazendo uma onda muito grande para colocar o Luxemburgo no meu lugar, e partiu do [Juca] Kfouri e do Juarez Soares, e eu não podia falar nada, tinha que esperar acontecer, e aconteceu: o título veio, e aí eu dei uma explosão. Foi uma resposta indireta para eles Zagallo

Zagallo ergue a taça da Copa América de 1997
Zagallo ergue a taça da Copa América de 1997 Imagem: Matthew Ashton - EMPICS/PA Images via Getty Images

Zagallo esperou o momento mais propício para mostrar que seguia firme na seleção. Naquele 29 de junho de 1997, o Brasil conquistou a quinta Copa América de sua história, depois de passar três edições em branco. A equipe também venceria a Copa das Confederações em dezembro do mesmo ano.

Na mesma entrevista ao UOL, Zagallo afirmou que o desabafo icônico se tornou uma memória positiva em sua vida. "Marcou, marcou pelo lado bom, foi bom que nós ganhamos o título e eu só poderia chegar aonde cheguei porque nós ganhamos o título, senão eu não podia falar, eu tinha que esperar acontecer tudo para poder dar uma resposta", disse.

Os "alvos" da fala de Zagallo também comentaram sobre o tema no aniversário de 20 anos do título da Copa América de 1997.

Continua após a publicidade

Uma das últimas pessoas que o presidente da CBF iria escutar seria eu. Então creio que foi uma bobagem do Zagallo pensar que eu conseguiria tirá-lo da seleção. Até porque também dá para concluir que o Luxemburgo não é uma das pessoas com quem tenho proximidade" Juca Kfouri, em 2017

Eu sempre achei, quando chegou um determinado momento, que o Zagallo tinha que ter deixado de ser o técnico da seleção brasileira, que o prazo dele na seleção tinha vencido, já tinha passado, era isso o que eu criticava sempre. Quem viria depois dele era um problema da CBF. Para mim, na época, eu realmente achava o Vanderlei Luxemburgo o melhor treinador do Brasil" Juarez Soares, em 2017

Além de 'Vocês vão ter que me engolir!'

A entrevista pós-título de Zagallo não teve apenas um recado aos jornalistas. O treinador também aproveitou para exaltar todos os envolvidos na conquista da Copa América.

Foi sensacional. Uma vitória lutada, no sangue, na raça, na vontade, daquele que ama o Brasil, não daqueles que repudiam" Zagallo

Zagallo seguiria como treinador da seleção por mais um ano. Ele comandou o Brasil na campanha do vice-mundial em 1998, encerrando assim seu penúltimo capítulo com a Amarelinha. O "Velho Lobo" voltou como coordenador técnico entre 2003 e 2006, encerrando uma das mais belas histórias de todos os tempos no futebol nacional.

Deixe seu comentário

Só para assinantes