Copa 2023: Com árbitra confusa, Espanha goleia Zâmbia e avança às oitavas

Em partida marcada por um lance de confusão da árbitra - que invalidou um gol confirmado pelo VAR e logo voltou atrás -, a Espanha goleou a Zâmbia por 5 a 0 no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, hoje (26). As espanholas garantiram vaga nas oitavas de final.

O que aconteceu

Abellera, Hermoso (duas vezes) e Redondo (duas vezes) fizeram os gols da partida. Hermoso ainda teve um gol anulado por impedimento.

Com o resultado, a Espanha assumiu a liderança do grupo C, superando o Japão no saldo de gols (8 a 7). Espanholas e japonesas somam seis pontos e já estão classificadas às oitavas de final, enquanto Zâmbia e Costa Rica, que não pontuaram, estão eliminadas da Copa.

Na próxima rodada, Espanha e Japão se enfrentam pelo primeiro lugar da chave. Zâmbia e Costa Rica jogam em busca do primeiro gol e do primeiro ponto.

Curiosidades

Jeniffer Hermoso, que marcou dois gols na partida, chegou a 50 tentos pela Espanha. Este foi o centésimo jogo da atacante com a camisa da seleção nacional.

O resultado de 5 a 0 foi a maior vitória da Espanha na história dos Mundiais Femininos - antes de 2023, a Espanha havia participado dos Mundiais em 2015 e 2019 e ganhado duas partidas.

Como foi o jogo

Explosão inicial e desaceleração. A Espanha começou a partida com tudo, marcando dois gols antes dos 15 minutos, dando impressão de que poderia construir uma goleada logo no primeiro tempo. No entanto, aos poucos, a equipe foi desacelerando, e levou a vantagem construída no início para o intervalo.

Continua após a publicidade

Mudanças funcionam e dão fôlego para a Espanha. Pensando na rodada decisiva do grupo, em que decide a liderança contra o Japão, o treinador Jorge Vilda resolveu poupar várias titulares no segundo tempo. A estratégia deu certo. Eva Navarro e Redondo, que entraram na etapa final, brilharam e ajudaram a construir a goleada.

Jennifer Hermoso, camisa 10 da Espanha, chegou a 50 gols com a seleção nacional diante da Zâmbia
Jennifer Hermoso, camisa 10 da Espanha, chegou a 50 gols com a seleção nacional diante da Zâmbia Imagem: Reprodução/Twitter/Selección Española Femenina

Gols e lances importantes

1 x 0: Aos 8 minutos, após linda troca de passes pela esquerda, a bola voltou até Abellera. Ela arriscou de fora da área e acertou o ângulo para abrir o placar com um golaço.

2 x 0: Aos 12 minutos, Alexia Putellas recebeu na esquerda, já dentro da área, e cruzou na segunda trave. Hermoso cabeceou firme, para baixo, e marcou o segundo.

Não valeu! Aos 37, Hermoso foi lançada na área e dominou bem. Com muita liberdade, ela bateu com categoria para ampliar. O lance foi anulado por impedimento.

Continua após a publicidade

3 x 0: Aos 23 minutos, Eva Navarro ganhou disputa no meio-campo e lançou Redondo em profundidade. A atacante dominou, carregou e driblou a goleira Sakala antes de finalizar e fazer o terceiro.

4 x 0: Aos 25 minutos, Olga recebeu na esquerda e cruzou rasteiro. Irene Guerrero aproveitou a bola mal desviada e bateu forte, na trave. No rebote, Hermoso completou para o gol. O tento só foi confirmado depois de uma longa pausa para revisão do VAR, já que impedimento foi marcado no passe para Olga, a princípio.

Quase o terceiro de Hermoso! Aos 37 minutos, Hermoso recebeu dentro da área, dominou com liberdade e soltou uma bomba de direita. Sakala espalmou e a bola bateu no travessão.

5 x 0: Aos 35 minutos, Eva Navarro recebeu na direita e cruzou, mais uma vez, para Redondo, que dominou bem, limpou uma zagueira e bateu rasteiro para deslocar Sakala e fazer o quinto.

FICHA TÉCNICA
Espanha 5 x 0 Zâmbia

Competição: 2ª rodada do Grupo C da Copa do Mundo
Local: Estádio Eden Park, em Auckland, Nova Zelândia
Público: 20.983
Data e horário: 26 de julho de 2023, às 4h30 (terça-feira)
Árbitra: Oh-Hyeon Jeong (KOR)
Cartões amarelos: Lubandji e Tembo (ZAM)
Gols: Abellera, aos 8', e Hermoso, aos 12 minutos do primeiro tempo; Redondo, aos 23' e 35' e Hermoso, aos 25 minutos do segundo tempo.

Continua após a publicidade

Espanha: Misa Rodríguez; Batlle (Hernandez), Irene, Ivana e Olga; Abellera, Aitana (Guerrero) e Alexia Putellas (Redondo); Paralluelo (Eva Navarro), Mariona (Del Castillo) e Jenni Hermoso. Técnico: Jorge Vilda.

Zâmbia: Sakala; Belemu, Musesa, Mweemba (Phiri) e Tembo; Susan Banda (Wilombe), Lungu e Katongo (Lubandji); Kundananji, Mapepa (Chitundu) e Barbra Banda. Técnico: Bruce Mwape.

Deixe seu comentário

Só para assinantes