Dia 1 da Copa: Estreia brasileira no apito, luto por atentado e machismo

A Copa do Mundo feminina começou hoje (20) com duas partidas envolvendo as anfitriãs Austrália e Nova Zelândia, que não decepcionaram seus torcedores. Mas horas antes da abertura, um atentado perto do hotel da Noruega causou pânico.

Além disso, o torneio teve a estreia de arbitragem brasileira no apito e contou com episódios lamentáveis de machismo. Na trasmissão da CazéTV, os comentários do chat tiveram de ser desligados por causa do teor preconceituoso no texto de muitas pessoas.

Mortos e feridos

Um "grave incidente" ocorreu na Quay Street, uma das principais ruas do centro econômico de Auckland, segundo a polícia local. O ataque ocorreu perto de um canteiro de obras de um edifício em construção.

Três pessoas morreram, incluindo o autor dos disparos (um homem de 24 anos), e outras ficaram feridas, ainda de acordo com as autoridades.

Os policiais isolaram a área, que recebeu dezenas de viaturas para atender a ocorrência. O local é próximo da Fifa Fan Fest e do hotel onde estava hospedada a delegação da Noruega.

Os jogos do dia foram marcados por minuto de silêncio e a Fifa reiterou que a segurança do torneio está garantida e que o episódio foi um caso isolado sem relação com a Copa.

Preconceito nos comentários de transmissão

A CazéTV precisou bloquear os comentários nas transmissões dos jogos no YouTube por causa de comentários preconceituosos e sexistas.

"Percebemos que algumas pessoas estavam aproveitando a oportunidade de visibilidade para destilar preconceitos inaceitáveis dentro dos valores da CazéTV e de qualquer sociedade", disse a CazéTV, em nota.

Continua após a publicidade

Bola rolando

No jogo de abertura do Mundial, a Nova Zelândia conseguiu sua primeira vitória na história da competição. Com gol de Wilkinson, ela bateu a Noruega por 1 a 0.

A partida inaugurou o anúncio da decisão do VAR pelo sistema de som do estádio em uma edição de Copa do Mundo.

Mais tarde, a Austrália superou a Irlanda, também por 1 a 0, diante de mais de 75 mil pessoas. Catley, de pênalti, marcou para as donas da casa.

O triunfo australiano contou com arbitragem brasileira. Edina Alves comandou a partida, com Neuza Back como sua assistente.

Deixe seu comentário

Só para assinantes