Com VAR e luto por mortos, Nova Zelândia bate Noruega na abertura da Copa

Diante de sua torcida, a Nova Zelândia estreou com uma histórica vitória por 1 a 0 sobre a Noruega, hoje (20), no Eden Park, em Auckland (NZL), pela primeira rodada do Grupo A da Copa do Mundo feminina. Wilkinson assegurou o primeiro triunfo neozelandês em Mundiais femininos.

A partida aconteceu horas depois de um tiroteio em Auckland que deixou três mortos. Antes da partida, foi respeitado 1 minuto de silêncio.

Em campo, a Nova Zelândia conseguiu, no 16º jogo, sua primeira vitória na história das Copas do Mundo femininas. O triunfo garantiu provisoriamente a primeira colocação do Grupo A. Filipinas e Suíça ainda jogam.

Foi também o maior público da história do futebol da Nova Zelândia. 42.137 pessoas foram ao Eden Park.

A partida ainda inaugurou — em Copas — o anúncio da decisão do árbitro para o público após revisão do VAR. O lance aconteceu aos 44 minutos do segundo tempo, em pênalti marcado para as donas da casa, e desperdiçado por Percival.

Antes de a bola rolar, aconteceu também a cerimônia de abertura do Mundial feminino. Ela fez referência à cultura das anfitriãs Austrália e Nova Zelândia.

Como foi o jogo

Estádio em silêncio. Os torcedores presentes no Eden Park respeitaram 1 minuto de silêncio em homenagem às vítimas do tiroteio que aconteceu em Auckland horas antes do início do Mundial. As jogadoras se reuniram no círculo central.

Nova Zelândia dominou, mas pouco chegou ao gol. Donas da casa, as neozelandezas controlaram a posse de bola, ditaram o ritmo de jogo, mas pararam na zaga adversária. Já as norueguesas tentavam construir quando tinham a bola nos pés, e partiam em velocidade após um corte ou roubada de bola.

Continua após a publicidade

Referências isoladas. Principal nome da Nova Zelândia, Wilkinson sofreu para se livrar da defesa adversária e finalizar com clareza durante a primeira etapa. Do outro lado, Ada Hegerberg passou grande parte do primeiro tempo isolada no ataque.

Brilhou a estrela de Wilkinson. A Nova Zelândia manteve a postura, e abriu o placar no início do segundo tempo. Principal nome da seleção anfitriã, a centroavante aproveitou um contra-ataque de manual para marcar o primeiro da Copa do Mundo feminina 2023.

Nova Zelândia dominou o segundo tempo, segurou 'abafa' norueguês e viu Percival perder pênalti. As donas da casa ditaram o ritmo de jogo em grande parte da etapa final, tiveram liberdade para atacar e até ampliar o marcador. A melhor chance veio em pênalti, desperdiçado por Percival — craque do time, Wilkinson havia sido substituída. Nos minutos finais, as norueguesas se lançaram ao ataque para buscar, na raça, o empate, mas bateram na trave.

Gols e lances importantes

Assim não! Aos 4 minutos do primeiro tempo, Wilkinson invadiu a área e cruzou próximo à linha de fundo. Apesar da bola fraca, a zaga norueguesa se atrapalhou, Steinmetz pegou o rebote, finalizou de fora da área e mandou por cima.

Por cima do gol. A resposta norueguesa veio aos 19 minutos do primeiro tempo. Blakstad cruzou pela esquerda, Ada Hegerberg ajeitou de cabeça, Maanum dominou pelo meio e finalizou por cima do gol.

Continua após a publicidade

Saiu o primeiro gol da Copa. Aos 2 minutos do segundo tempo, Bowen cobrou tiro de meta, Bott ajeitou e Indiah-Paige Riley tocou em profundidade para Hand, que cruzou rasteiro para Wilkinson colocar no fundo da rede.

Quase o segundo. Aos 16 minutos do segundo tempo, Indiah-Paige Riley finalizou da entrada da área para linda defesa de Mikalsen, de mão trocada.

Na trave! Aos 35 minutos do segundo tempo, Tuva Hansen tabelou com Ada Hegerberg e finalizou de fora da área. Esson desviou com a ponta dos dedos, e a bola explodiu no travessão antes de sair pela linha de fundo.

Perdeu! Aos 44 minutos do segundo tempo, após revisão do VAR, a arbitragem marcou pênalti em toque de braço de Tuva Hansen. Percival foi para a cobrança, bateu alto e acertou o travessão.

FICHA TÉCNICA

Nova Zelândia 1 x 0 Noruega

Continua após a publicidade

Competição: 1ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 20 de julho de 2023, às 4h (de Brasília)
Local: Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia
Árbitro: Yoshimi Yamashita
Assistentes: Makoto Bozono e Naomi Teshirogi
Cartões amarelos: Haavi (Noruega)
Gol: Wilkinson (Nova Zelândia), aos 2 minutos do segundo tempo
Público: 42.137 pessoas.

Nova Zelândia: Esson; Bott, Stott (Bunge), Bowen e Ali Riley; Percival, Hassett e Steinmetz; Indiah-Paige Riley, Hand (Reninie) e Wilkinson (Satchell). Técnica: Jitka Klimkova

Noruega: Mikalsen; Bjelde (Sonstevold), Mjelde, Harviken e Tuva Hansen; Maanum (Risa), Engen e Reiten; Caroline Hansen, Blakstad (Haavi) e Ada Hegerberg. Técnica: Hege Riise

Seleção brasileira feminina de futebol - CC

Deixe seu comentário

Só para assinantes