Copa 2023: Decisão do VAR é anunciada pelo sistema de som do estádio

A vitória da Nova Zelândia por 1 a 0 sobre a Noruega, na estreia da Copa do Mundo Feminina, contou com uma novidade para a arbitragem: o anúncio de uma decisão do VAR no sistema de som do estádio.

O que aconteceu

Pênalti para a Nova Zelândia? Aos 42 minutos do segundo tempo, a árbitra japonesa Yoshimi Yamashita foi chamada para rever um lance de possível penalidade máxima, após Tuva Hansen desviar um cruzamento das anfitriãs com a mão.

Anúncio da decisão para todo o estádio. Após rever a jogada, Yamashita explicou que o pênalti seria marcado após análise do lance no vídeo.

Na trave! O pênalti era a chance de a Nova Zelândia aumentar a vantagem construída e evitar uma possível pressão nos minutos finais. No entanto, Ria Percival acertou a trave.

Não é a primeira vez. O anúncio de decisões da arbitragem após revisões no VAR para todo o estádio foi testado no Mundial de Clubes masculino, no Marrocos, e no Mundial Sub-20 masculino, na Argentina, no mês passado.

Liderança para as donas da casa. Com a vitória, a Nova Zelândia é a primeira colocada do Grupo A, que conta ainda com Filipinas e Suíça, que se enfrentam amanhã, às 2h da manhã (de Brasília).

Queremos dar mais transparência, maior entendimento das decisões tomadas por um árbitro [...] Os árbitros aqui em Sydney já participaram no campo de treinamento e as coisas estão indo bem. Estamos muito confiantes de que esta nova ferramenta será muito positiva.
Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Árbitros da Fifa, antes da Copa do Mundo Feminina

Deixe seu comentário

Só para assinantes