Topo

Copa do Brasil - 2023

Grêmio busca empate com ABC no fim e avança na Copa do Brasil

João Pedro disputa bola em Grêmio x ABC pela Copa do Brasil - Pedro H. Tesch/AGIF
João Pedro disputa bola em Grêmio x ABC pela Copa do Brasil Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

27/04/2023 23h30

O Grêmio empatou com o ABC por 1 a 1 na noite de hoje (27), na Arena, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil e avançou às oitavas de final da Copa do Brasil.

Matheus Anjos colocou o ABC na frente no primeiro tempo, mas Everton Galdino deixou tudo igual nos minutos finais.

Apesar do empate em casa, o Tricolor Gaúcho avançou por ter vencido o jogo de ida por 2 a 0, em Natal. O adversário da próxima fase será conhecido em sorteio que será realizado na próxima terça-feira (2).

O Grêmio volta a campo no próximo domingo (30), quando enfrenta o Cuiabá, fora de casa, às 18h30 (de Brasília), pelo Brasileirão. No mesmo dia, às 18h, o ABC recebe o Ceará, pela Série B.

Como foi o jogo

Mesmo jogando em casa, o Grêmio começou o jogo em ritmo mais lento e pouco pressionou o ABC, que contou com uma equipe bastante modificada em relação ao primeiro jogo.

Ganhando confiança com a bola no pé, o ABC começou a criar tramas ofensivas e abriu o placar justamente com Matheus Anjos, que vinha sendo o principal jogador do time.

Após sair atrás no placar, o Grêmio tentou impor pressão no adversário para buscar o empate ainda no primeiro tempo, mas os erros no último passe prejudicaram a equipe.

O segundo tempo na Arena contou com poucas emoções até pouco depois dos 30 minutos. Com a entrada de Vina, o Grêmio passou a ser mais perigoso no ataque e assustou Simão, que fez, pelo menos, duas boas defesas.

Nos minutos finais, o ABC pressionou e causou arrepios na defesa do Grêmio. Gabriel Grando foi obrigado a fazer uma boa defesa, mas só espiou um chute que triscou no travessão. No final, Galdino ainda conseguiu deixar tudo igual.

Lances importantes e gols

1 x 0 - O ABC abriu o placar com Matheus Anjos. O camisa 7 tabelou com Daniel e, cara a cara com Gabriel Grando, bateu no canto direito baixo, sem chances para o goleiro.

Furou! - Luis Suárez teve sua primeira chance de gol aos 33 minutos do primeiro tempo. O camisa 9 tabelou com Diogo Barbosa e recebeu dentro da área. Na hora de finalizar, o uruguaio se desequilibrou e furou.

Quase - Cristaldo quase deixou tudo igual com um golaço. Dentro da área, o argentino emendou uma meia-bicicleta e mandou a bola perto da trave esquerda do gol defendido por Simão.

Defendeu Simão! - O goleiro do ABC evitou o que seria um golaço de Luis Suárez aos 17 minutos do segundo tempo. O uruguaio deu uma meia-lua no defensor adversário e finalizou, mas viu Simão defender com o rosto.

Passou perto - Logo em seguida à defesa de Simão, Cristaldo teve mais uma chance dentro da área e pegou estranho na bola. Mesmo assim, ela passou pelo goleiro adversário e passou perto da trave direita.

Simão - Pouco depois de entrar, Vina deu trabalho para o goleiro adversário. De fora da área, o camisa 11 soltou o pé no canto esquerdo alto, mas Simão espalmou.

Grando! - Em lance pela direita, Welliton obrigou o goleiro do Grêmio a trabalhar. Mesmo sem ângulo, o atacante finalizou cruzado, mas Grando conseguiu espalmar.

No travessão! - O maior susto do ABC no segundo tempo veio já depois dos 40 minutos. Felipe Garcia dominou bola no peito e virou finalizando. Ela triscou no travessão do gol gremista e saiu.

1 x 1 - O gol do empate saiu com Everton Galdino. Luis Suárez arrancou pela esquerda e tocou para Everton Galdino. O atacante abriu espaço e arriscou colocado, de fora da área, no canto direito de Simão, que não alcançou.

FICHA TÉCNICA
Grêmio 1 x 1 ABC

Data: 27/04/2023 (quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Competição: Jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Cartões amarelos: -
Gols: Matheus Anjos (20'/1°T), Everton Galdino (48'/2°T)

Grêmio: Gabriel Grando; João Pedro (Fábio), Bruno Alves, Bruno Uvini e Diogo Barbosa; Darlan (Vina), Bitello e Cristaldo (Everton Galdino); Zinho (André), Nathan (Lucas Silva) e Luis Suárez. Técnico: Renato Gaúcho

ABC: Simão; Alemão (Thallyson), Luiz Gustavo, Habraão e Daniel Vançan; Wallace, Daniel (Romário) e Matheus Anjos (Léo Ceará); Maycon Douglas (Jailson), Ramon (Welliton) e Felipe Garcia. Técnico: Fernando Marchiori