Topo

Grêmio

Grêmio: cartilha de Renato controla peso, celular e até velocidade de carro

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/04/2023 04h00Atualizada em 26/04/2023 12h44

A cartilha de condutas que Renato Gaúcho impõe ao elenco do Grêmio fez uma nova vítima. O goleiro Adriel foi afastado por descumprir várias ordens previstas na 'legislação' de Portaluppi. O comandante impõe multa para quem estiver acima do peso, é rigoroso com horários, veta celular e até controla a velocidade dos carros no CT.

A cartilha de Renato Gaúcho

Multa por estar gordinho. Os jogadores precisam manter o peso ideal sempre em dia. Quem estiver acima do peso, pagará multa maior quanto mais longe da meta estiver.

Atraso aos treinos. Os atletas precisam se apresentar uma hora antes das atividades já prontos para treinamentos de preparação e atividades de teste. Caso contrário, são multados a cada minuto de atraso.

Celular vetado no CT. Os jogadores não podem usar o celular no vestiário, sala de musculação, sauna, refeitório ou departamento médico no CT Presidente Luiz Carvalho. Ou seja, depois que descem dos carros, já é melhor não tocar no aparelho sob pena de ser flagrado e multado. Em caso de problema familiar, esta regra é flexibilizada.

Velocidade do carro controlada. No CT, outra regra da cartilha é o controle de velocidade no estacionamento, onde há trânsito de pessoas e animais (cachorros que foram abrigados no pátio). Se algum jogador for flagrado rápido demais, terá de pagar a 'multa de trânsito'.

Horários na concentração. Os jogadores também precisam de pontualidade na concentração. Não podem se atrasar para descerem dos quartos para refeições ou para palestras da comissão técnica. Caso contrário, também são multados.

Roupa certa na hora certa. Na concentração, os jogadores também têm vestuário controlado. Ou seja, precisam usar o uniforme de passeio do clube e tênis sempre que estiverem fora dos quartos.

Refeições sem celular. Durante os períodos de concentração, a principal regra é não utilizar o celular durante os períodos de refeição. É quando os atletas devem conversar e interagir no grupo. A utilização também gera multa.

Declarações controladas. Entrevistas só são permitidas com autorização do departamento de comunicação do clube, normalmente nas dependências do CT. Assuntos específicos do time, como posicionamento de bola parada, escalação, detalhes do dia a dia ou relatos de atividades fechadas não podem, em hipótese alguma, serem revelados.

Ele [Adriel] só foi punido pelas indisciplinas que ele cometeu aqui dentro, ninguém está livre disso. No início do ano, eu dou a cartilha para eles e todos os jogadores têm suas obrigações. O que eu quero é que o jogador cumpra com suas obrigações, quando ele não cumprir com suas obrigações, ele vai ser multado"

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio

Condutas de comportamento

O goleiro Adriel foi afastado do time por descumprir vários tópicos da lista de condutas que Renato Gaúcho impõe ao elenco. A relação é passada aos atletas no começo da temporada e é chamada de 'cartilha do vestiário'.

Não é novidade no trabalho de Portaluppi a série de regras de comportamento. Os jogadores se submetem ao que é definido sob pena de serem multados ou até afastados em caso de reincidência, como foi o caso do goleiro.

O controle é feito pelo próprio treinador, em parceria com membros da comissão técnica. O dinheiro das multas é somado na chamada 'caixinha' do vestiário e revertido aos funcionários do clube (exceto atletas) no fim da temporada, seja como evento ou premiação.

Grêmio