Topo

Eliminatórias da Eurocopa - 2024

França goleia Holanda nas Eliminatórias da Euro com show de Mbappé capitão

Mbappé e Griezmann comemoram após primeiro gol da França sobre a Holanda, pelas Eliminatórias da Euro 2024 - Marcel ter Bals/Getty
Mbappé e Griezmann comemoram após primeiro gol da França sobre a Holanda, pelas Eliminatórias da Euro 2024 Imagem: Marcel ter Bals/Getty

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/03/2023 18h41

Classificação e Jogos

A França foi letal e goleou a Holanda por 4 a 0, no Stade de France, pela primeira rodada do Grupo B das Eliminatórias da Eurocopa de 2024.

  • Griezmann, Upamecano e Mbappé, duas vezes, fizeram os gols da partida. Os tentos saíram aos 2, aos 8 e aos 21 minutos do primeiro tempo, e aos 42 da segunda etapa, respectivamente.
  • A Holanda teve um pênalti perdido nos acréscimos finais. Memphis desperdiçou a cobrança e o rebote, parando em Maignan.
  • A exibição de gala minimizou o mal-estar entre Griezmann e Mbappé criado antes da partida pela escolha do jogador do PSG como o novo capitão francês.
  • Mbappé se tornou o quinto maior artilheiro da seleção francesa. O astro de 24 anos marcou pela 38ª vez representando o país, superando Benzema.
  • A França assumiu a liderança da chave, seguida pela Grécia, que venceu Gibraltar por 3 a 0 -- a Irlanda também está no grupo, mas ainda não atuou.
  • Ambas as seleções voltam a campo na segunda (27), pela segunda rodada. A Holanda recebe Gibraltar, às 15h45 (de Brasília), enquanto a França visita a Irlanda no mesmo horário.

Atuação francesa afasta polêmica

A definição do novo capitão gerou uma intriga com os dois principais astros antes do primeiro jogo dos Les Bleus após o vice da Copa do Mundo. Deschamps definiu que Mbappé assumiria a braçadeira após a aposentadoria de Lloris, causando insatisfação em Griezmann.

A polêmica, no entanto, não durou nem dois minutos com a bola rolando. Mbappé deu a assistência para Griezmann, vice-capitão, inaugurar o placar.

A França manteve o ritmo, não deixou a Holanda respirar e já estava vencendo por 2 a 0 aos oito minutos de jogo. O camisa 7 francês, além de fazer o primeiro tento, bateu a falta que deu origem ao segundo.

Os franceses recuaram as linhas após a vantagem construída e ainda ampliaram em contra-ataque. As três primeiras finalizações da equipe balançaram a rede holandesa, forçando Koeman a colocar mais um atacante antes do intervalo para se manter no jogo.

A seleção holandesa tentou diminuir a diferença no placar, mas sofreu com falta de criatividade e levou o quarto no final do segundo tempo. A partida até ficou mais equilibrada após o intervalo, só que a França conseguiu definir a goleada em novo contra-ataque e Depay ainda perdeu a chance de descontar em pênalti.

Gols e destaques

1x0. No segundo minuto de jogo, Griezmann roubou a bola na defesa da Holanda, Muani ficou com a sobra e acionou Mbappé. O astro da França segurou e rolou para Griezmann, que chegou batendo e mandou no cantinho do gol.

2x0. Aos oito, Griezmann bateu uma falta pelo lado direito com efeito e a bola sobrevoou a área, sem ninguém desviar. Cillensen acabou se complicando sozinho e Upamecano aproveitou a sobra para ampliar.

3x0. Aos 21, Mbappé iniciou contra-ataque, e Tchouamení fez um lançamento do meio de campo. Kolo Muani fez o corta-luz e o camisa 10 recebeu sozinho na área, batendo rasteiro, sem ajeitar, para marcar o terceiro.

Holanda chega com perigo. Aos 32, Simons partiu em contra-ataque pela esquerda e cruzou para a área. Memphis se antecipou, mas foi travado por Upamecano no último instante e acabou mandando para fora.

Falta traiçoeira. Aos 13 do segundo tempo, a Holanda teve uma falta perto da entrada da área. Memphis bateu entre a barreira e obrigou Maignan a fazer uma manchete para defender no reflexo.

Gol impedido. Aos 40, Rabiot enfiou um passe nas costas da defesa para Diaby, que avançou e bateu na saida de Cillessen. O tento, no entanto, foi invalidado por impedimento na jogada.

4x0. Aos 42, Memphis errou recuo no meio de campo e entregou para Mbappé, que carregou, fintou a marcação e bateu cruzado para decretar a goleada.

Pênalti perdido. Aos 48, Weghorst cabeceou na área, a bola bateu no braço de Upamecano, e o juiz marcou pênalti. Memphis foi para a cobrança, mas Maignan pegou a batida e ainda defendeu o rebote.

Ficha técnica
França 4 x 0 Holanda

Competição: 1ª rodada do Grupo B das Eliminatórias da Eurocopa de 2024

Local: Stade de France, em Saint-Denis, na França

Data e hora: 24 de março de 2023, às 16h45 (de Brasília)

Árbitro: Maurizio Mariani (ITA)

Gols: Grizmann, aos 2, Upamecano, aos 8, e Mbappé, aos 21 do primeiro tempo e aos 42 da segunda etapa

Cartões amarelos: Rabiot, Geertruida, Konaté, Blind, Theo Hernández e Upamecano

França: Maignan; Koundé, Konaté, Upamecano e Theo Hernández; Tchouameni (Camavinga), Griezmann (Fofana) e Rabiot (Khephren Thuram); Coman (Diaby), Kolo Muani (Giroud) e Mbappé. Técnico: Didier Deschamps

Holanda: Cillessen; Timber, Geertruida (Malacia), Van Dikj e Aké; De Roon (Blind), Wijnaldum e Taylor (Weghorst); Berghuis (Malen), Memphis e Simons (Klaassen). Técnico: Ronald Koeman