Julio Gomes

Julio Gomes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Haaland está fora da Euro-24, Sérvia entra; saiba o que ainda está em jogo

Agora é oficial. A Noruega, de Haaland, não tem mais chance sequer de disputar a repescagem por uma vaga na Eurocopa-2024, que será disputada na Alemanha. Assim, o jogador, que tem grandes chances de ser eleito o "The Best", da Fifa, como melhor do mundo em 2023, ficará fora dos holofotes em mais uma grande competição de seleções - a Noruega tampouco disputou a Copa do Mundo, ano passado.

Os noruegueses caíram em um grupo até "acessível" nas eliminatórias da Euro, mas ficaram rapidamente para trás da Escócia, que, juntamente com a Espanha, ficou com a vaga direta. A partir daí, a Noruega precisava de uma combinação para ir à repescagem, que é determinada por uma mescla de resultados da última Nations League europeia e o ranking de seleções da Uefa. Uma combinação que ficou impossível desde ontem, com a derrota de Israel para a Romênia.

A classificação do grupo das eliminatórias não importa para efeitos de repescagem, tanto que a Geórgia deve acabar atrás da Noruega no mesmo grupo A, mas já está na repescagem. Na Geórgia, joga Kvaratskhelia, ídolo do Napoli e que também concorre ao The Best da Fifa com Haaland.

O jogo entre Escócia e Noruega, neste domingo, serve apenas para cumprir tabela - e Haaland, contundido no jogo amistoso da última quinta, contra Ilhas Faroe, não irá a campo.

Com os resultados dos últimos dias, a lista de seleções na Euro e a repescagem vai ganhando forma. Além da anfitriã Alemanha, já são mais 16 classificadas - as definidas no sábado foram Holanda, Romênia e Suíça. Neste domingo, a Sérvia também se garantiu com um empate por 2 a 2 contra a Bulgária.

A última rodada definirá mais quatro vagas, três delas definidas em confrontos diretos nesta segunda-feira. Ucrânia e Itália jogam em Leverkusen (Alemanha), com vantagem do empate para a Itália. A República Tcheca jogará em casa e por um empate contra a Moldávia, que fará história se vencer e se classificar para seu primeiro grande torneio. Por fim, a Eslovênia recebe o Cazaquistão com a vantagem do empate - a seleção cazaque é outra que, com uma vitória, irá disputar seu primeiro grande torneio na história.

Destas todas, Eslovênia e Moldávia são as únicas que, se não ganharem vaga amanhã, estarão totalmente eliminadas. As outras quatro seleções (Ucrânia, Itália, Rep. Tcheca e Cazaquistão) estão garantidas na repescagem, caso não tenham a vaga direta.

Na terça-feira, sairá do grupo D a última seleção classificada de forma direta. A Croácia precisa de uma vitória simples, em casa, contra a Armênia para jogar a Euro-2024. Se tropeçar, a vaga pode ir para o País de Gales, se este vencer a já garantida Turquia.

O desenho da repescagem, que será disputada ano que vem e dará três vagas, vai ganhando forma também. Se as favoritas Itália, República Tcheca, Eslovênia e Croácia garantiram suas vagas diretas, a repescagem ficaria assim.

Continua após a publicidade

Em uma chave, estarão certamente Geórgia, Grécia, Luxemburgo e possivelmente Cazaquistão (o Azerbaijão torce para os cazaques ganharem a vaga direta e ele cair na repescagem). Serão sorteados os confrontos, todos únicos, que definirão uma vaga na Euro entre estes países.

Outra chave provavelmente precisará de um sorteio para ser definida, a não ser que a Ucrânia ganhe da Itália. Estão nela Israel, Bósnia, Finlândia e Islândia. Seria definida uma vaga entre estes quatro países. Mas, se a Ucrânia não vencer a Itália e cair para a repescagem, será realizado um sorteio entre estas cinco seleções para ver quem cairá em outro caminho - o mais forte.

A sorteada definiria seu futuro em uma chave com Polônia, País de Gales (ou Croácia) e Estônia (ou Rep. Tcheca). Se a Itália perder para os ucranianos, é nesta chave da repescagem que ela cairá, o que tornaria o caminho italiano bem perigoso.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes