Topo

Regra muda para evitar provocações de goleiros durante cobrança de pênaltis

Dibu Martínez dança após defender pênalti na final da Copa do Qatar - ODD ANDERSEN / AFP
Dibu Martínez dança após defender pênalti na final da Copa do Qatar Imagem: ODD ANDERSEN / AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

24/03/2023 15h59

A International Football Association Board (Ifab) implantou algumas mudanças nas regras do futebol que vão afetar diretamente os goleiros nas disputas de pênaltis.

O que aconteceu

Os goleiros não podem mais ter um comportamento que atrapalhe o batedor adversário antes da cobrança de pênalti, conforme a regra 14 atualizada do regulamento.

Qualquer atitude que possa atrasar a batida ou que seja uma espécie de "catimba" será penalizada pela arbitragem. Sendo assim, os goleiros também não podem mais tocar nas traves, travessão e nas redes da meta no momento do penal.

A mudança passou a ser discutida depois das atuações de Dibu Martínez, da Argentina, na Copa do Mundo 2022. O camisa 23 da albiceleste ficou marcado por algumas provocações aos adversários durante o torneio.

As novas regras passam a valer a partir do dia 1º de julho deste ano, quando se inicia a próxima temporada europeia (2023/24).

O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador. Por exemplo: atrasar a execução da cobrança ou tocar traves, travessão ou rede do gol"
consta no informe.

O que é Ifab?

Criada em 1883, a Ifab é a associação que regulamenta as regras do futebol mundial. Todo ano há uma reunião com os representantes das associações e com a Fifa para decidir eventuais mudanças no regulamento.