Topo

Paulista - 2023

Palmeiras vence São Bernardo com gol de Rony e avança à semi do Paulista

Eduardo Nunes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/03/2023 20h57

Palmeiras e São Bernardo entregaram o que se esperava do confronto com as duas melhores campanhas do Paulistão na noite de hoje (11). Melhor tecnicamente, o Verdão fez valer o fator casa e deixou o Allianz Parque classificado para a semifinal graças a Rony, único a marcar na vitória por 1 a 0.

O confronto foi bem aberto, especialmente no primeiro tempo. O São Bernardo chegou com perigo e reclamou muito de um pênalti não marcado aos 33 minutos. O Palmeiras marcou com Rony, de cabeça, aos 41 minutos e soube administrar bem a vantagem na etapa final, indo ao ataque, mas sem se abrir tanto.

Dono da melhor campanha, o Palmeiras irá decidir uma vaga para a final em casa. O adversário será o time de pior campanha entre os semifinalistas. Já o Tigre do ABC está eliminado do Estadual e irá disputar a Taça Independência, torneio criado pela FPF em substituição ao Troféu do Interior.

Surpresa, Tabata sai aplaudido

O meia Bruno Tabata foi a grande surpresa na escalação de Abel Ferreira. O comandante voltou a tirar Endrick dos titulares e apostou no jogador, que respondeu dentro de campo. Participativo, ajudou muito na construção das jogadas, deu belos dribles e saiu de campo aplaudido pela torcida par a entrada de Giovani, já aos 30' do segundo tempo.

Como foi o jogo

Os dois times fizeram uma grande partida no Allianz Parque. Mesmo fora de casa e sem seus dois principais titulares, o meia Vitinho e o centroavante João Carlos, o São Bernardo não adotou uma postura defensiva e se arriscou no ataque, obrigando o goleiro Weverton a fazer ao menos três boas defesas na primeira etapa. O Palmeiras, superior tecnicamente, também chegou com perigo e explorou bastante a bola aérea, conquistando seu gol justamente assim com Rony.

O confronto voltou em ritmo menos intenso depois do intervalo. Com a vantagem no placar, o Palestra evitou se expor muito e apostou nas roubadas de bola na intermediária e em jogadas rápidas na transição. Os visitantes abandonaram o sistema com três zagueiros e ensaiaram uma pressão, mas não conseguiram encontrar muitos espaços na defesa alviverde.

Lances importantes

3 minutos do primeiro tempo. Dudu ficou com o rebote dentro da área, mas exagerou na força e mandou por cima.

21 minutos do primeiro tempo. Em um vacilo da defesa alviverde, Felipe Marques recebeu em posição duvidosa, avançou até a entrada da área e mandou para o gol, mas o goleiro Weverton saiu muito bem na jogada e conseguiu evitar o que seria o primeiro gol.

33 minutos do primeiro tempo. O forte chute de Rafael Vaz foi desviado por Weverton para escanteio. Na cobrança, Rodrigo Souza desviou e Marcos Rocha tirou, primeiro com a coxa e depois com a mão. O lance gerou revolta de todos os jogadores do Tigre, mas a árbitra Edina Alves não marcou o pênalti e mandou o jogo seguir.

Palmeiras 1x0 São Bernardo. Gabriel Menino cruzou da direita na medida para Rony, que apareceu entre livre entre dois zagueiros do São Bernardo. Mesmo com apenas 1,60m de altura, o atacante ainda teve que abaixar um pouco para cabecear e abrir o marcador.

10 minutos do segundo tempo. Rony roubou a bola de Rodrigo Souza e avançou até a a entrada da área. O atacante trouxe para a perna esquerda e chutou rasteiro, obrigando o goleiro Alex Alves a se esticar para evitar o segundo.

27 minutos do segundo tempo. Chrystian Bartetta teve a chance de puxar o contragolpe em vantagem numérica, mas errou o passe e desperdiçou o que poderia ser a grande chance de empate para os visitantes.

Agenda

Sem compromissos no meio da semana, os dois clubes aguardam as definições para as semifinais. O Palmeiras ainda espera o seu adversário do Paulistão, enquanto o São Bernardo já sabe que terá pela frente a Inter de Limeira na Taça Independência.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 x 0 SÃO BERNARDO

Competição: Campeonato Paulista - jogo único das quartas de final
Local: Allianz Parque, em São Paulo/SP
Dia e hora: 11 de março, sábado, às 19h (horário de Brasília)
Árbitra: Edina Alves Batista
Assistentes: Neuza Ines Back e Daniel Paulo Zioll
VAR: Marcio Henrique de Gois

Cartões amarelos: Zé Rafael, Raphael Veiga (PAL); Alex Alves, Rafael Vaz, Rodrigo Souza, Barletta (SBE)
Gols: Rony, aos 41'/1ºT, para o Palmeiras.

Público: 39.258 pessoas
Renda: R$ 2.628.026,38

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Fabinho), Tabata (Giovani) e Raphael Veiga (Jailson); Rony (Rafael Navarro) e Dudu (Breno Lopes). Técnico: Abel Ferreira.

São Bernardo: Alex Alves; Hélder (Fernando Neto), Romércio e Rafael Vaz; Jeferson (Matheus Régis), Rodrigo Souza, Henrique Lordelo (Romisson) e Arthur Henrique; Crystian Barletta, Léo Jabá e Felipe Marques (Hugo Sanches). Técnico: Márcio Zanardi.