Topo

Paulista - 2023

Palmeiras vence o Santos com 'olé' no Morumbi e afunda o rival em crise

Eduardo Nunes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/02/2023 20h32

A volta do Palmeiras como mandante no Morumbi foi como se o time de Abel Ferreira nunca estivesse saído de casa. A vitória por 3 a 1 sobre o Santos, com gols de Murilo, Rony e Giovani, foi acompanhada de gritos de "olé" das arquibancadas e recorde de público no século. Eduardo Bauermann descontou para o time alvinegro.

O triunfo foi conquistado com muita superioridade. O resultado mantém a invencibilidade de 11 jogos seguidos sobre o Peixe. Desde que Abel Ferreira assumiu o comando do Palestra, são nove jogos, com oito vitórias e apenas um empate. Além disso, ainda mantém a invencibilidade e a liderança isolada no Estadual.

Com mais de 49 mil presentes, o clássico também marcou o maior público do Palmeiras como mandante no século. Anteriormente, o maior número havia sido registrado também um clássico, em 2002, porém diante do Corinthians, no extinto torneio Rio-São Paulo.

Crise no Santos

O Santos amarga o quinto jogo seguido sem vencer. O time ganhou apenas do Mirassol, por 2 a 1, na estreia do Estadual e já amarga a lanterna do Grupo A, com apenas seis pontos. O Red Bull Bragantino, líder da chave, já tem 10. O Botafogo, que fecha a zona de classificação, tem 8.

O revés no clássico deve ampliar o mau momento entre o time e a torcida, que protestou na porta do CT nesta semana.

Como foi o jogo

O confronto começou com muitas paradas para atendimento médico até que, aos 14 minutos, João Paulo se machucou e precisou sair de campo três minutos mais tarde. Sem seu principal destaque nos últimos anos, o Santos sofreu o primeiro gol logo na primeira finalização com Vladimir na defesa.

Os visitantes sentiram demais o primeiro gol e passaram a ser completamente dominados no restante do confronto. O time da capital seguiu marcando alto e ampliou o placar ainda antes do intervalo. Na segunda etapa, o Alvinegro tentou pressionar e os mandantes exploraram os contragolpes, conseguindo ainda ampliar o resultado para iniciar os gritos de 'olé' no estádio.

Lances importantes

14 minutos do primeiro tempo. Com uma fisgada na coxa esquerda, João Paulo foi atendido por três minutos em campo até ser substituído por Vladimir.

Palmeiras 1x0 Santos. Em cobrança de escanteio de Raphael Veiga, a defesa do Santos permitiu que Zé Rafael tocasse na bola. Em seguida, Zanocelo chutou a bola em cima de Gustavo Gómez e a sobra ficou para Murilo, que só empurrou para a rede, aos 21 minutos do primeiro tempo.

Palmeiras 2x0 Santos. Já nos acréscimos da etapa inicial, o Verdão voltou a aproveitar um escanteio para ampliar. Zanocelo desviou contra a própria meta e Vladimir evitou o pior. No rebote, o defensor ainda espalmou a tentativa de Endrick. Para não ficar dúvida, Rony bateu no cantinho e estufou a rede.

Palmeiras 3x0 Santos. Rony recebeu a bola a bola na área aos 25 minutos da etapa final, gingou sobre os dois zagueiros do Santos e rolou para trás. Giovani bateu rasteiro, no canto direito de Vladimir, e anotou o terceiro.

30 minutos do segundo tempo. Mesmo perdendo por 3 a 0, o técnico Odair Hellmann fechou o time do Peixe. O comandante tirou o centroavante Marcos Leonardo para colocar o zagueiro Maicon em campo.

Palmeiras 3x1 Santos. Em cobrança de falta de Sandry, Bauermann cabeceia bonito, no canto de Weverton, e marca o gol de honra para o Alvinegro, já nos acréscimos.

Agenda

O Santos volta a jogar na capital paulista, mas desta vez como mandante. No Canindé, o Peixe recebe o São Bento na quarta (8), às 21h35. Um dia depois, na quinta (9), às 19h30, o Palmeiras recebe a Inter de Limeira no Allianz Parque. Ambos os embates acontecem pela sétima rodada do Campeonato Paulista.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 x 1 SANTOS

Competição: sexta rodada do Campeonato Paulista
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, em São Paulo
Dia e hora: 4 de fevereiro, sábado, às 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira e Daniel Luis Marques
VAR: Adriano de Assis Miranda
Cartões amarelos: Marcos Rocha, Gabriel Menino, Zé Rafael (PAL); Dodi, Camacho (SAN)
Cartão vermelho: -
Gols: Murilo, aos 21'/1ºT, Rony, aos 51'/1ºT e Giovani, aos 25'/2ºT, para o Palmeiras; Eduardo Bauermann, aos 48'/2ºT (SAN).

Público: 49.241 presentes
Renda: R$ 2.073.483,00

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino (Jailson), Zé Rafael e Raphael Veiga (Atuesta); Dudu (Breno Lopes), Rony e Endrick (Giovani). Técnico: Abel Ferreira.

Santos: João Paulo (Vladimir); João Lucas, Messias, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Dodi (Lucas Barbosa), Sandry e Vinícius Zanocelo (Camacho); Mendoza, Marcos Leonardo (Maicon) e Lucas Braga (Raniel). Técnico: Odair Hellman.