Topo

Paulista - 2023

Corinthians encerra tabu e vence São Paulo no Morumbi com dois de Adson

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/01/2023 20h38

O primeiro Majestoso de 2023 foi melhor para o lado alvinegro. Na noite de hoje (29), o Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 1, no Morumbi, pela quinta rodada do Campeonato Paulista.

Mais do que a vitória em clássico, algo raro na última temporada, o Timão encerrou um tabu de quase seis anos sem ganhar do Tricolor no Morumbi — a última vez havia sido em 16 de abril de 2017.

  • Adson fez os dois gols do Corinthians, ambos na etapa inicial.
  • Luciano diminuiu para o São Paulo no segundo tempo.
  • Caio Paulista, oitavo reforço do São Paulo para a temporada, fez sua estreia pelo novo clube, entrou em campo no intervalo e atuou como lateral-direito.
  • O São Paulo segue sem vencer um clássico em 2023 -- na semana passada, empatou sem gols com o Palmeiras no Allianz Parque.

Curiosidade: Paulinho voltou a ser relacionado e a atuar pelo Corinthians depois de quase nove meses. Recuperado de grave lesão no joelho, o meio-campista não atuava desde maio do ano passado.

Live pós jogo

Como foi o Majestoso

O primeiro tempo do Majestoso foi bastante movimentado, com chances para ambos os lados. O Corinthians contou com a qualidade individual de três de seus principais jogadores para ir ao intervalo em vantagem. O São Paulo teve escalação mais defensiva do que nas últimas rodadas, mas vacilou na marcação e não aproveitou as oportunidades no ataque.

  • Além de Adson, o autor dos dois gols, o Corinthians contou com um Róger Guedes inspirado. O camisa 10 infernizou a defesa do São Paulo, sobretudo no lance do segundo gol, quando deixou Orejuela e Alan Franco na saudade.
  • Do lado do Timão, outros destaques foram Renato Augusto, fundamental no lance do primeiro gol, e Cássio, que fez duas belas defesas já na reta final do primeiro tempo.
  • A grande mudança de Rogério Ceni na escalação foi deixar Luciano no banco e montar o meio-campo com três volantes. A estratégia não funcionou, e a torcida pediu a entrada do camisa 10 nas arquibancadas do Morumbi.
  • O Tricolor sofreu especialmente pelas laterais, com atuações irregulares de Orejuela e Welington, que não conseguiram parar Róger Guedes e Adson, respectivamente.

No segundo tempo, o São Paulo teve de correr atrás do prejuízo, enquanto o Corinthians adotou a estratégia de administrar o resultado construído na etapa inicial. Foi praticamente um ataque contra defesa, com muita emoção no fim, após o Tricolor diminuir a vantagem do Timão.

  • Ceni promoveu duas mudanças no São Paulo no intervalo: Caio Paulista e Luciano nos lugares de Orejuela e Pablo Maia.
  • Substituto de Fausto Vera, ainda fora por lesão, Roni correspondeu e foi sólido na marcação até ser substituído.
  • A mudança de Ceni fez efeito: Luciano, com o faro artilheiro, relembrou os tempos de centroavante e colocou emoção no jogo.
  • O Corinthians só se defendeu e abdicou de jogar na etapa final.

Lances importantes

  • 0x1. Aos 17 minutos do primeiro tempo, Renato Augusto achou Fagner livre na área do São Paulo. O lateral-direito serviu Adson, que mandou de primeira para abrir o placar no Morumbi. A arbitragem chegou a anular o gol por impedimento, mas a decisão foi revertida após checagem ao VAR.
  • 0x2. Aos 33 minutos do primeiro tempo, Róger Guedes recebeu longo lançamento pela esquerda, não desistiu da jogada e cruzou rasteiro para Adson empurrar para o gol e aumentar a vantagem do Timão.
  • Cássio duas vezes! Nos minutos finais da etapa inicial, o goleiro fez duas belas defesas e salvou o Corinthians: a primeira em finalização de Calleri e a segunda em cabeçada de David.
  • Quase no ângulo! Aos 15 minutos do segundo tempo, Méndez mandou uma bomba de fora da área e acertou a trave. Por pouco não marca um golaço.
  • 1x2. Aos 32 minutos do segundo tempo, Luciano recebe de Welington na área, domina e bate com categoria para diminuir para o São Paulo.

Próximos jogos e situação na tabela

Os dois times terão a semana livre para treinos e voltam a campo no próximo domingo (5). Às 16h, o São Paulo enfrenta o Santo André, fora de casa. Às 18h30, o Corinthians recebe o Botafogo-SP na Neo Química Arena.

Apesar da derrota, o Tricolor se manteve na liderança do Grupo B do Paulistão, com oito pontos. Com a vitória, o Timão subiu e assumiu a primeira colocação do Grupo C, com 10 pontos.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 1 x 2 CORINTHIANS

Competição: Campeonato Paulista, 5ª rodada
Data e horário: 29 de janeiro de 2023 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Público: 54.970
Renda: R$ 2.779.438,00
Arbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Paulo Ziolli
VAR: Daiane Muniz dos Santos
Cartões amarelos: Luciano e Welington (SPFC); Roni, Cássio e Romero (COR)

Gols: Adson (COR), aos 17 e aos 33 minutos do primeiro tempo (0x1 e 0x2), Luciano (SPFC), aos 32'/2ºT (1x2)

SÃO PAULO: Rafael; Orejuela (Caio Paulista), Alan Franco, Arboleda e Welington; Méndez (Luan), Rodrigo Nestor (Talles) e Pablo Maia (Luciano); Wellington Rato (Pedrinho), David e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Roni (Giuliano), Du Queiroz, Renato Augusto (Bruno Méndez) e Adson (Romero); Yuri Alberto (Paulinho) e Róger Guedes. Técnico: Fernando Lázaro