Topo

Paulista - 2023

Santos vira no final e vence o Mirassol em noite de homenagens a Pelé

Marcos Leonardo veste faixa em homenagem a Pelé após marcar na partida entre Santos x Mirassol, pelo Paulistão 2023 - Fernanda Luz/AGIF
Marcos Leonardo veste faixa em homenagem a Pelé após marcar na partida entre Santos x Mirassol, pelo Paulistão 2023 Imagem: Fernanda Luz/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

14/01/2023 22h43

A Vila Belmiro começou a noite com clima de festa, e terminou com a comemoração completa. Em noite de homenagens a Pelé, o Santos venceu o Mirassol por 2 a 1, de virada, na estreia do Paulistão 2023.

  • O Mirassol saiu na frente com Danielzinho, e Marcos Leonardo, de pênalti, igualou para o Santos ainda no primeiro tempo. Lucas Braga marcou o gol da vitória nos acréscimos da etapa final.
  • Marcos Leonardo perdeu um outro pênalti no último lance do jogo.
  • Antes de a bola rolar, o Peixe e a Federação Paulista de Futebol (FPF) organizaram um espetáculo para exaltar o legado da Pelé.
  • Os dois times fizeram homenagens na camisa. Os números originais dos santistas foram complementados com uma operação matemática para o cálculo resultar em dez -- apenas Soteldo, que veste a camisa que foi eternizada pelo Rei, não teve o número alterado. Já os jogadores do Mirassol tiveram 'Pelé' gravados na parte de trás do uniforme.
  • Após falhar no primeiro gol, João Paulo se agigantou na reta final e salvou o time.
  • Com a vitória, o Santos assume provisoriamente a vice-liderança do Grupo A, ficando atrás do Botafogo-SP no saldo de gols.
  • O próximo jogo do Santos será na quarta (18), contra o Guarani, fora de casa, às 21h35 (de Brasília). Já o Mirassol retorna a campo um dia antes, às 19h30.

Curiosidade: O duelo também marcou a estreia de Odair Hellmann no comando e dos reforços João Lucas, Dodi e Mendoza, com a camisa do clube.

Festa do início ao fim

Minutos antes do início da partida, todas as luzes da Vila Belmiro foram apagadas. Os torcedores presentes acenderam a lanterna de seus celulares, enquanto no gramado era exibido uma homenagem com uma coroa, além da assinatura e da comemoração característica do Rei.

Na sequência, Edu, Clodoaldo, Lima e Manoel Maria, ex-companheiros de Pelé no Santos, levaram uma coroa até um trono posicionado no centro de campo. A partida ainda teve uma pausa aos 10 minutos para uma salva de Palmas ao ídolo santista e brasileiro.

A festa, no entanto, acabou não tendo sequência em campo na etapa inicial. O que se viu nos primeiros 45 minutos foi um amplo domínio do Mirassol. Os visitantes envolveram os donos da casa, criavam diversas chances e não davam espaço para o adversário, que parecia perdido e sem entrosamento.

O gol do Mirassol ainda saiu em uma falha do goleiro João Paulo, um dos principais jogadores do Santos nos últimos anos. A bola quicou no caminho e o arqueiro aceitou.

Em desvantagem no placar, o Peixe buscou a reação, mas esbarrava na falta de criatividade e levava pouco perigo até o pênalti. Na reta final da primeira etapa, Soteldo cruzou e bola resvalou na mão de um defensor. Marcos Leonardo converteu e deu números iguais à partida.

Apoiado pelo torcedor, o Santos melhorou no segundo tempo e conseguiu a virada. O novo técnico trocou Zanocelo por Sandry no intervalo, mas só voltou a mexer aos 32 minutos do segundo tempo. Lucas Braga, que saiu do banco de reservas, marcou o tento decisivo no apagar das luzes e fechou as comemorações da noite com chave de ouro.

O segundo pênalti de Marcos Leonardo, defendido pelo goleiro, não fez falta.

Gols

1x0. Aos 26', Danielzinho arriscou de longe e mandou no canto esquerdo do gol. A bola acabou quicando no meio do caminho e surpreendeu João Paulo, que acabou aceitando ao espalmar para dentro

mirassol - Maurício de Souza/Estadão Conteúdo - Maurício de Souza/Estadão Conteúdo
Jogadores do Mirassol comemoram gol de Danielzinho contra o Santos, pelo Paulistão
Imagem: Maurício de Souza/Estadão Conteúdo

1x1. Aos 41', Luiz Flávio de Oliveira foi à cabine do VAR e marcou pênalti ao rever a jogada em que a bola bateu na mão de Negueba após cruzamento de Soteldo. Marcos Leonardo foi para a cobrança, deslocou César e empatou a partida. Depois, vestiu uma faixa em homenagem a Pelé, com o escrito 'Pelé eterno', junto de Ângelo.

ML - Fernanda Luz/AGIF - Fernanda Luz/AGIF
Marcos Leonardo veste faixa em homenagem a Pelé após marcar na partida entre Santos x Mirassol, pelo Paulistão 2023
Imagem: Fernanda Luz/AGIF

Pênalti anulado. Nos acréscimos do segundo tempo, Marcos Leonardo foi derrubado na área entre dois defensores do Mirassol e o Luiz Flávio de Oliveira assinalou o pênalti. No entanto, o VAR indicou a revisão e a marcação foi anulada.

2x1. Logo na sequência, o Santos saiu em contra-ataque rápido pela esquerda e Soteldo achou Lucas Braga sozinho na área, que empurrou para dentro da rede e coroou a festa.

Pênalti defendido. Aos 57' do segundo tempo, Lucas Braga finalizou dentro da área e a bola acabou raspando no braço de Reniê. O árbitro foi à cabine do VAR pela terceira vez no jogo e marcou pênalti. Marcos Leonardo bateu outra vez, mas o goleiro Arthur, que entrou durante o jogo, defendeu.

Ficha técnica

Santos 2 x 1 Mirassol

Torneio: 1ª rodada do Campeonato Paulista

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Data e hora: 14 de janeiro de 2023, Às 20h30 (de Brasília)

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira

VAR: Marcio Henrique de Gois

Assistentes: Fabrini Bevilaqua e Gustavo Rodrigues

Gols: Danielzinho (MIR), aos 26 minutos, Marcos Leonardo, de pênalti, aos 41' do primeiro tempo; e Lucas Braga,

Cartões amarelos: Vinicius Zanocelo (SAN), Zé Mateus (MIR), Sandry (SAN), Kauan (MIR), Yuri (MIR), Reniê (MIR) e Arthur (MIR)

Santos: João Paulo; João Lucas (Nathan), Maicon, Bauermann e Lucas Pires; Dodi (Camacho), Vinícius Zanocelo (Sandry) e Soteldo; Ângelo (Lucas Barbosa), Marcos Leonardo e Mendoza (Lucas Braga). Técnico: Odair Hellmann.

Mirassol: César (Arthur), Lucas Ramon, Luiz Gustavo, Reniê e Guilherme Biro; Yuri, Danielzinho e Camilo (Gabriel); Negueba (Arnaldo), Everton Bala (Zé Mateus) e Zé Roberto (Kauan). Técnico: Ricardo Catalá.