Topo

Inglês - 2022/2023

United não sai do zero com Newcastle; CR7 deixa campo contrariado

Casemiro e Cristiano Ronaldo foram titulares do Manchester United contra o Newcastle United - Reprodução/Twitter/ManUtd
Casemiro e Cristiano Ronaldo foram titulares do Manchester United contra o Newcastle United Imagem: Reprodução/Twitter/ManUtd

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2022 11h58

Mesmo jogando em casa e com Casemiro e Cristiano Ronaldo em campo desde o início da partida, o Manchester United não conseguiu sair de um empate sem gols contra o Newcastle hoje (16), pela 11ª rodada do Campeonato Inglês.

O Newcastle teve duas chances claríssimas com Joelinton, na segunda metade do primeiro tempo. O brasileiro cabeceou duas vezes seguidas no travessão. Já o Manchester United chegou a balançar as redes duas vezes com Cristiano Ronaldo no início do segundo tempo, mas os lances foram invalidados. Aos 42 do segundo tempo, Fred perdeu uma grande oportunidade.

A igualdade faz com que os times mantenham seus lugares na classificação, mas se distanciem dos ponteiros da competição. O Manchester United, agora com 16 pontos, seguido de perto pelo próprio Newcastle, que tem 15.

Em um calendário apertado para encaixar a Copa do Mundo, que começa em novembro, o Manchester United volta a campo já na próxima quarta-feira (19), mais uma vez em casa. A partir das 16h15 (de Brasília), a equipe encara o Tottenham.

O Newcastle volta a campo no mesmo dia. Um pouco mais cedo, às 15h30 (de Brasília), a equipe joga em casa contra o Everton.

Joelinton faz bom jogo e fica no quase

Em um jogo em que os sistemas defensivos levaram vantagem sobre os ataques, Joelinton, volante do Newcastle, se destacou. Além de cumprir bem seu papel na marcação, o brasileiro foi quem mais se aproximou de abrir o placar

Aos 23 minutos, Joelinton teve a melhor chance do primeiro tempo. Trippier cobrou falta na barreira, mas aproveitou a sobra para cruzar. Livre de marcação, o meio-campista brasileiro cabeceou no travessão. No rebote, ele tentou mais uma vez e acertou o travessão de novo. Na sequência, a defesa anfitriã pôs para escanteio.

Antony ameaça pouco e erra cruzamentos

O atacante brasileiro fez três gols nos primeiros três jogos com a camisa do Manchester United, mas hoje não estava em uma jornada tão inspirada.

Bem aberto pela ponta direita, como de costume, Antony aplicou alguns bons dribles, mas não foi efetivo. Ele errou a maioria dos cruzamentos que tentou e foi bem neutralizado pela defesa do Newcastle - assim como todo o ataque do United.

CR7 faz dois, mas placar não sai do zero

cristiano ronaldo - Reprodução/Twitter/ManUtd - Reprodução/Twitter/ManUtd
Cristiano Ronaldo, atacante do Manchester United, no jogo contra o Newcastle
Imagem: Reprodução/Twitter/ManUtd

Apagado no primeiro tempo, Cristiano Ronaldo colocou fogo no jogo nos cinco minutos iniciais da etapa complementar. O craque português marcou dois gols, mas, infelizmente para ele e seus companheiros, nenhum foi validado.

Primeiro, aos dois minutos, CR7 recebeu na intermediária com muita liberdade, girou e tabelou com Sancho. O português recebeu na área e bateu na saída do goleiro para balançar as redes. Imediatamente, o assistente levantou a bandeira, assinalando impedimento no início da jogada, quando Cristiano Ronaldo dominou pela primeira vez. O craque nem comemorou.

No minuto seguinte, enquanto Pope se preparava para colocar a bola em jogo após o impedimento, Cristiano Ronaldo interpretou que um zagueiro do Newcastle que tocou para o goleiro já havia colocado a bola em jogo.

Sem que o arqueiro do Newcastle se movimentasse, Cristiano Ronaldo 'roubou' a bola, driblou Pope e completou para o gol vazio. O árbitro não considerou que a bola estava em jogo e deu cartão amarelo para CR7, que reclamou bastante do lance.

Aos 17 minutos, Cristiano Ronaldo foi substituído por Rashford e não escondeu sua insatisfação. O craque português deixou o campo gesticulando negativamente.

Fred desperdiça chance da vitória

Outro brasileiro titular do Manchester United, Fred fez um bom jogo defensivamente, mas acabou como destaque negativo. Aos 42 minutos do segundo tempo, ele desperdiçou uma chance clara que poderia ter dado a vitória aos donos da casa.

Rashford foi lançado em velocidade, driblou o goleiro e tocou para trás. Com o goleiro fora do gol, Fred chegou na área e bateu para fora.

Ficha técnica

Manchester United x Newcastle

Competição: Campeonato Inglês

Data: 16 de outubro de 2022

Local: Old Trafford, em Manchester

Horário: 10h (de Brasília)

Cartões amarelos: Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Casemiro (MAN); Burn (NEW)

Manchester United: De Gea; Diogo Dalot, Varane, L. Martínez e L. Shaw; Casemiro, Fred e Bruno Fernandes; J. Sancho, Antony e Cristiano Ronaldo (Rashford). Técnico: Erik ten Hag.

Newcastle: Pope; Trippier, Schär (Lascelles), Botman e Burn (Targett); Bruno Guimarães (Willock), Joelinton e Longstaff; Murphy (Ryan Fraser), Almirón e Callum Wilson (Chris Wood). Técnico: Eddie Howe.