Topo

Benzema e Lewandowski fazem 1° clássico em meio à corrida pela Bola de Ouro

Benzema e Lewandowski vão se enfrentar pela primeira vez em um Real Madrid x Barcelona - Montagem do UOL Esporte
Benzema e Lewandowski vão se enfrentar pela primeira vez em um Real Madrid x Barcelona Imagem: Montagem do UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/10/2022 04h00

Neste domingo (16), Real Madrid e Barcelona fazem o primeiro 'El Clássico' da temporada oficialmente — as duas equipes se enfrentaram na pré-temporada, nos Estados Unidos. A partida também marcará o primeiro confronto direto entre Benzema e Lewandowski desde que o polonês se mudou para a Catalunha para defender o Barça.

Os dois foram os maiores artilheiros da temporada 2021/22 na Europa. O polonês, que àquela altura estava no Bayern de Munique, marcou 50 gols no último ciclo, enquanto o francês chegou a 44 e guiou o Real Madrid até a conquista da Champions League. O desempenho deixou os dois como grandes favoritos a conquistar a Bola de Ouro.

O protagonismo de Benzema no Real Madrid foi, inclusive, um dos principais motivos para Lewandowski forçar sua saída do Bayern e chegar ao Barcelona. De acordo com o ex-agente do jogador, Cezary Kucharski, o polonês quer mostrar que é melhor.

"Ele quer mostrar que é melhor que Benzema, é mais um motivo para ir para o Barça. Lewandowski não tem sonhos. Para ele, jogar futebol é um trabalho e ele é muito profissional. Real Madrid e Barça estão no mesmo nível", disse Cezary em uma entrevista à rádio "Cadena SER", em junho.

Começos distintos

Contratado para ser o grande nome da reconstrução que vive o Barcelona, Lewandowski vem tendo efeito imediato na temporada do clube. Ao todo, são 14 gols em 12 jogos com a camisa culé. Com nove deles no Campeonato Espanhol, o camisa 9 lidera a artilharia da competição.

Em compensação, Benzema faz um começo temporada europeia sem muito brilho. Atrapalhado pelas lesões e incômodos físicos, o francês participou de nove partidas até aqui e tem quatro gols marcados.

O começo de temporada em desequilíbrio entre os dois centroavantes não é só no número de gols. Lewandowski tem sido protagonista e líder do Barcelona dentro de campo. O polonês foi às redes em momentos decisivos das partidas do clube e, nessa semana, salvou a equipe de ser eliminada precocemente na fase de grupos da Champions League marcando duas vezes contra a Inter de Milão.

Robert Lewandowski comemora gol do Barcelona contra a Inter de Milão em Camp Nou - Pau Barrena/AFP - Pau Barrena/AFP
Robert Lewandowski comemora gol do Barcelona contra a Inter de Milão em Camp Nou
Imagem: Pau Barrena/AFP

Por outro lado, Benzema, quando esteve em campo, acabou sendo importante só na vitória do Real Madrid contra o Mallorca, pelo Campeonato Espanhol. Naquele triunfo por 3 a 1, o francês foi às redes duas vezes e definiu o resultado.

Capítulos passados

O encontro entre Benzema e Lewandowski dentro de campo não será inédito, mas se dará em um cenário completamente diferente das vezes em que os dois centroavantes se enfrentaram.

Na temporada 2012/13 da Champions League, Real Madrid e Borussia Dortmund se encontraram na fase de grupos e também nas semifinais. Na fase inicial, os alemães venceram em casa, por 2 a 1, com Lewandowski contribuindo com um gol e Benzema sendo titular do outro lado, mas passando em branco. Em Madri, o polonês foi titular, mas não foi às redes, enquanto o francês sequer foi a campo.

Nas semifinais, o brilho foi todo de Lewa. Em Dortmund, o polonês foi protagonista e anotou três gols na vitória do Borussia por 4 a 1. Na volta, em Madri, o Real venceu por 2 a 0, com um gol e uma assistência de Benzema, mas que foram ofuscados pela eliminação.

Depois que Lewa foi para o Bayern de Munique, dois encontros entre os dois atletas aconteceram, ambos na Champions League. Na temporada 2016/17, ambos estiveram em campo quando, no Santiago Bernabéu, Cristiano Ronaldo fez três gols e o Real Madrid eliminou os alemães nas quartas de final com um 6 a 3 no agregado dos dois jogos. No ciclo 2017/18, o francês novamente comemorou uma classificação contra o polonês, dessa vez nas semifinais.

Em junho deste ano, os dois atacantes tiveram a oportunidade de se reencontrar durante a pré-temporada das duas equipes nos Estados Unidos. Lewa, que havia acabado de chegar ao Barcelona, participou do clássico que terminou em vitória de 1 a 0 para os catalães, mas Benzema, que se reapresentou mais tarde ao Real Madrid, ficou de fora, deixando o "debute" do confronto entre eles na Espanha para este final de semana.