Topo

Inglês - 2022/2023

CR7 começa no banco e United perde para o Brighton na estreia do Inglês

Veltman (Brighton) e Luke Shaw (Manchester United) disputam a bola em duelo pelo Campeonato Inglês - Reprodução/Twitter/ManUtd
Veltman (Brighton) e Luke Shaw (Manchester United) disputam a bola em duelo pelo Campeonato Inglês Imagem: Reprodução/Twitter/ManUtd

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/08/2022 11h57

O Manchester United começou mal o Campeonato Inglês. Mesmo diante de sua torcida, o time comandado pela primeira vez oficialmente por Erik ten Hag foi derrotado pelo Brighton por 2 a 1. Cristiano Ronaldo entrou apenas no segundo tempo, quando o time já perdia por dois gols.

O Brighton surpreendeu e dominou completamente o Manchester United no primeiro tempo. O placar refletiu o que aconteceu em campo. Gross marcou duas vezes, aos 29 e aos 38 minutos, abrindo boa vantagem para os visitantes. Já com CR7 em campo, o United diminuiu com gol contra de Mac Allister, aos 21 do segundo tempo. Apesar da pressão dos donos da casa, o empate não veio.

O Manchester United volta a campo no próximo sábado (13). O time comandado por Erik ten Hag visita o Brentford às 13h30 (de Brasília) pela segunda rodada do Campeonato Inglês.

Um pouco antes, o Brighton faz seu primeiro jogo em casa. A equipe encara o Newcastle também no próximo sábado (13), a partir das 11h (de Brasília).

brighton comemora - Reprodução/Twitter/premierleague - Reprodução/Twitter/premierleague
Jogadores do Brighton celebram um dos gols de Gross contra o Manchester United
Imagem: Reprodução/Twitter/premierleague

Brighton domina e abre boa vantagem

Mesmo jogando fora de casa, o Brighton adotou uma postura bastante agressiva desde o início da partida, buscando dificultar a saída de bola do Manchester United - e conseguindo.

Logo no primeiro minuto de jogo, a proposta ficou clara. No campo de defesa do Manchester United, Trossard roubou a bola e avançou para a grande área, onde bateu forte e assustou De Gea, balançado a rede pelo lado de fora.

Pressionado, o Manchester United conseguiu ameaçar aos seis minutos, quando Bruno Fernandes desperdiçou uma grande chance da marca do pênalti. Aproveitando um rebote após boa trama do ataque, o meia português bateu por cima do gol.

Muito superior em campo, o Brighton anulou as ações ofensivas do Manchester United e, aos poucos, criava chances cada vez mais perigosas. O merecido gol dos visitantes chegou aos 29 minutos.

Trossard tocou em profundidade para Welbeck, que recebeu já na grande área, com bastante liberdade. O atacante inglês teve calma e tocou para o meio. A bola passou pelo goleiro De Gea e chegou limpa para Gross, que só teve o trabalho de completar para as redes. A superioridade do Brighton enfim se concretizava em vantagem no placar.

Sem tirar o pé e muito consciente em campo, o time do Brighton não demorou para ampliar. E de novo com Gross.

Aos 38 minutos, em uma jogada que começou no campo de defesa e passou por vários jogadores da equipe visitante, a bola chegou até March dentro da grande área. O meia arriscou um chute rasteiro na diagonal. De Gea deu rebote e a bola sobrou com Gross, que bateu firme para dobrar a vantagem.

Ao fim do primeiro tempo, os torcedores do United vaiaram os jogadores enquanto eles se dirigiam ao vestiário.

gross - Reprodução/Twitter/OfficialBHAFC - Reprodução/Twitter/OfficialBHAFC
Pascal Gross, do Brighton, celebra gol marcado contra o Manchester United
Imagem: Reprodução/Twitter/OfficialBHAFC

United se lança ao ataque com CR7 em campo

Disposto a mudar o jogo, o Manchester United mostrou uma postura mais ofensiva desde os minutos iniciais da etapa complementar. Do outro lado, o Brighton não abriu mão de tentar dificultar a saída de jogo dos donos da casa.

Logo aos dois minutos, os visitantes criaram a primeira boa chance, e do jeito que estava planejado. Após Welbeck pressionar a defesa do United e conseguir forçar um erro, a bola sobrou com Caicedo, que acionou Lallana. O meio-campista achou Welbeck na área e cruzou. O atacante subiu com bastante liberdade, mas errou o alvo.

Quatro minutos depois, o United respondeu com Rashford, que recebeu na área, gingou na frente do marcador, avançou e bateu forte. A bola balançou a rede pelo lado de fora.

Aos sete minutos, Erik Ten Hag promoveu a primeira substituição e colocou Cristiano Ronaldo no lugar do brasileiro Fred, deixando o time mais ofensivo.

A mudança surtiu efeito. Aos poucos, o Manchester United cresceu na partida, controlando a posse de bola e ficando mais tempo no campo de ataque. Depois de uma sucessão de ações ofensivas perto da metade do segundo tempo, os donos da casa conseguiram diminuir.

Aos 19 minutos, Rashford recebeu cruzamento de Eriksen na segunda trave. Livre de marcação, o camisa 10 se esticou para finalizar e exagerou na força, mandando por cima do gol. No minuto seguinte, o próprio Eriksen arriscou de fora da área e viu Sanchez fazer ótima defesa, colocando a bola para escanteio.

Bruno Fernandes cobrou com muito efeito, Sanchez saiu atrapalhado na bola, que bateu nas costas de Dalot e foi na direção do gol. O goleiro espanhol até conseguiu se recuperar a tempo de evitar que a bola cruzasse a linha, mas viu seu companheiro Mac Allister rebater contra a própria meta, marcando para o United.

cr7 - Reprodução/Twitter/ManUtd - Reprodução/Twitter/ManUtd
Cristiano Ronaldo entrou apenas no segundo tempo durante a derrota do Manchester United para o Brighton
Imagem: Reprodução/Twitter/ManUtd

Pressão sem resultado

O gol incendiou a torcida do United, e o time se manteve no campo de ataque, pressionando. No entanto, os donos da casa encontraram um adversário que já tinha adotado uma nova postura, completamente defensiva, praticamente só com Welbeck no campo de ataque.

Apesar de continuar controlando a bola e cercando a área adversária com cruzamentos e escanteios, o Manchester United não criou chances realmente claras de empatar o jogo.

Cristiano Ronaldo só foi finalizar aos 41 minutos, quando recebeu bom passe dentro da área e bateu forte. Bem marcado, no entanto, o craque português viu seu chute ser travado.

O Manchester United continuou até o fim no campo de ataque, mas não conseguiu superar a barreira defensiva criada pelos visitantes e acabou derrotado.

Ficha técnica

Manchester United 1 x 2 Brighton

Competição: Campeonato Inglês

Data: 7 de agosto de 2022

Local: Estádio Old Trafford, em Manchester

Horário: 10h (de Brasília)

Cartões amarelos: McTominay, Martínez, Maguire e Luke Shaw (MAN); Trossard (BRI)

Gols: Gross (BRI), aos 29' e aos 38 minutos do 1º tempo; Mac Allister (contra) (MAN), aos 21 minutos do segundo tempo

Manchester United: De Gea; Diogo Dalot, Maguire, L. Martínez e Luke Shaw (Malacia); McTominay (Van de Beek), Fred (Cristiano Ronaldo) e Bruno Fernandes (Garnacho); Sancho (Elanga), Rashford e Eriksen. Técnico: Erik ten Hag.

Brighton: Robert Sanchez; Veltman, Dunk e Webster; M. Caicedo, Gross, Trossard (Lamptey), Mac Allister, March (Colwill) e Lallana (Mwepu); Welbeck (Undav). Técnico: Graham Potter.