Topo

Inglês - 2022/2023

Inglês: Darwin Núñez estreia com gol, mas Liverpool empata com Fulham

Darwin Núñez celebra primeiro gol no Campeonato Inglês - Reprodução/Twitter/LFC
Darwin Núñez celebra primeiro gol no Campeonato Inglês Imagem: Reprodução/Twitter/LFC

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/08/2022 10h26

Jogando fora de casa contra o Fulham, atual campeão da segunda divisão inglesa, o Liverpool não conseguiu mais que um empate em 2 a 2, em um jogo marcado pelo brilho dos artilheiros de cada time: Mitrovic, pelo lado dos mandantes; e o estreante em Premier League Darwin Núñez, pelo lado visitante.

O Fulham surpreendeu com uma postura agressiva e segurou o Liverpool no primeiro tempo, quando fez 1 a 0, com Mitrovic. No segundo tempo, Darwin Núnez saiu do banco e incendiou o jogo, empatando aos 15 minutos. Quando a virada parecia iminente, o atacante sérvio do Fulham voltou a brilhar e converteu pênalti para fazer 2 a 1 para os donos da casa. No fim, Salah aproveitou passe de Núñez para deixar tudo igual.

O Liverpool volta a jogar pelo Campeonato Inglês apenas no dia 15 (segunda-feira), quando estreia em casa pela competição. O primeiro jogo em Anfield Road é contra o Crystal Palace, às 16h (de Brasília).

O Fulham volta a campo no próximo sábado (13). A partir das 11h (de Brasília), o time comandado por Marco Silva visita o Wolverhampton no Molineux Stadium.

empate - Reprodução/Twitter/LFC - Reprodução/Twitter/LFC
Luís Diaz, do Liverpool, disputa a bola com jogadores do Fulham na estreia do Liverpool na Premier League
Imagem: Reprodução/Twitter/LFC

Fulham surpreende e sai na frente

Jogando em casa, o Fulham não se encolheu diante dos atuais vice-campeões europeus e ingleses. Os mandantes adotaram uma marcação agressiva desde o início, com todos os jogadores, mesmo Mitrovic - o mais avançado do 4-5-1 -, pressionando o adversário.

Um dos objetivos foi atingido logo de cara: evitar chances claras de gol ao Liverpool. Faltava ao Fulham criatividade no ataque para ameaçar os visitantes.

Tanto foi assim que a primeira chance do Liverpool veio apenas aos 14 minutos de jogo. Luís Díaz, chegou a balançar as redes, aproveitando um rebote. No entanto, o lance foi anulado por um impedimento anterior ao remate do colombiano.

Forte na defesa, o Fulham começou a se arriscar mais no ataque a partir dos 25 minutos. No início, as chances foram bem repelidas, mas não demorou para que Mitrovic, grande artilheiro do time, deixasse sua marca.

Aos 32 minutos, Tete foi lançado em velocidade na direita e cruzou de primeira, buscando a segunda trave. Mitrovic subiu nas costas de Alexander-Arnold, ganhou do marcador no alto, e cabeceou forte, quase sem ângulo, para abrir o placar. Mesmo sem criar muito, o Fulham seguiu melhor em campo e sustentou a vitória parcial até o intervalo.

mitrovic - Reprodução/Twitter/premierleague - Reprodução/Twitter/premierleague
Mitrovic sobe nas costas de Alexander Arnold para marcar o primeiro do Fulham
Imagem: Reprodução/Twitter/premierleague

Núñez entra e incendeia o jogo

Aos sete minutos do segundo tempo, um lance isolado no meio-campo mudou a história do jogo. Thiago Alcântara sentiu uma lesão e obrigou Klopp a mexer no time. Elliot entrou no lugar do meio-campista espanhol. O técnico alemão também promoveu a estreia de Darwin Núñez, que entrou no lugar de Firmino.

Antes de Núñez aparecer de vez, o Fulham teve a chance de ampliar. Aos 11 minutos, Kebano recebeu na entrada da área e bateu forte no canto, longe do alcance de Alisson. A bola explodiu na trave, caprichosamente, e não entrou. O Liverpool já equilibrava as ações neste momento do jogo.

Aos 15 minutos, veio a resposta. Salah, até então sumido no jogo, fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para o meio da área. Darwin Núñez tocou de letra para o gol, mas parou em boa defesa de Rodák.

Três minutos depois, o Liverpool repetiu a dose, mas dessa vez deu certo. Elliot tocou para Salah em profundidade. Mais uma vez na direita, o egípcio cruzou para o meio buscando Darwin Núñez, que tentou a letra mais uma vez. Agora, a bola subiu e ganhou mais força, tirando qualquer chance de defesa.

Mais três minutos e Núñez quase virou o jogo. Após jogada do Liverpool pelo meio, o atacante uruguaio recebeu na grande área e bateu prensado. A bola chegou a passar pelo goleiro, mas, não pela defesa, que tirou em cima da linha.

Mitrovic chama a responsabilidade

Mesmo acuado, o Fulham não sucumbiu à pressão do Liverpool. Contando com um dia inspirado de Mitrovic, os mandantes conseguiram marcar o segundo quando os visitantes pareciam mais perto da virada.

Aos 25 minutos, o atacante sérvio entrou na área e tentou driblar Van Dijk, que o derrubou. O árbitro apontou pênalti, que foi confirmado pelo VAR. O próprio Mitrovic bateu forte e rasteiro. Alisson acertou o canto, mas não conseguiu evitar o desempate: 2 a 1.

Salah evita a derrota

Mesmo sem estar no melhor momento na partida, o Liverpool buscou o empate aos 35 minutos. Alexander-Arnold lançou na área, a bola foi desviada pela zaga para trás e sobrou nos pés de Núñez. Ele tocou para Salah, que completou para o gol, sem goleiro: 2 a 2.

O jogo seguiu equilibrado, sem grandes chances. Aos 48, Henderson teve a chance de dar a vitória ao Liverpool. Ele bateu forte, de longe, mas a bola explodiu no travessão.

Salah - Reprodução/Twitter/LFC - Reprodução/Twitter/LFC
Salah comemora gol de empate do Liverpool contra o Fulham
Imagem: Reprodução/Twitter/LFC

Ficha técnica

Fulham 2 x 2 Liverpool

Competição: Campeonato Inglês
Data: 6 de agosto de 2022
Local: Estádio Craven Cottage, em Londres
Horário: 8h30 (de Brasília)
Cartões amarelos: Tete e Reid (FUL)
Gols: Mitrovic (FUL), aos 32 minutos do 1º tempo; Darwin Núñez (LIV), aos 18', e Mitrovic (FUL), aos 27', e Salah (LIV), aos 34 minutos do 2º tempo.

Fulham: Rodák; Tete, Tosin, Ream, Robinson; Reid (Duffy), João Palhinha, Kebano (Solomon), Reid e Andreas Pereira (Cairney); Mitrovic. Técnico: Marco Silva.

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Matip, van Dijk e Robertson; Henderson, Fabinho (Milner) e Thiago Alcântara (Eliott); Salah, Luis Díaz (Fábio Carvalho) e Roberto Firmino (Darwin Núñez). Técnico: Jurgen Klopp.