Topo

Corinthians

Corinthians enfrenta o Ceará com ataque zerado há três semanas

Vítor Pereira tem missão de espremer gols de um Corinthians cheio de desfalques entre meio e ataque - Jorge Rodrigues/AGIF
Vítor Pereira tem missão de espremer gols de um Corinthians cheio de desfalques entre meio e ataque Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Arthur Sandes

São Paulo

16/07/2022 04h00

O Corinthians que visita o Ceará. na noite de hoje (16), às 21h (de Brasília), pela 17ª rodada do Brasileirão, está embalado por uma sequência de classificações, mas também embaraçado por uma estatística incômoda: ninguém do elenco faz um gol sequer há cerca de 10 horas seguidas de futebol.

São seis jogos consecutivos sem ninguém do time balançar as redes, afinal o gol da vitória sobre o Flamengo foi contra, de Rodinei. Tudo somado, contando acréscimos, são 601 minutos de futebol desde o gol de Giuliano, pela ida da Copa do Brasil contra o Santos.

É verdade que o Corinthians superou semanas de exigência e tensão máximas para seguir vivo em três competições, mas agora se vê pressionado a dar o próximo passo: evoluir ofensivamente. A seca de gols tem várias causas, incluindo o regulamento dos mata-matas, o desgaste de quem tem jogado e até alguma falta de capricho em finalizações.

Segundo Vítor Pereira, no entanto, o fator determinante tem sido o número de desfalques. "Perdemos soluções no ataque", lamentou o técnico em sua última entrevista coletiva, na quarta-feira (13).

Nestes seis jogos, o Corinthians não teve Maycon nem Renato Augusto por causa de lesões musculares. Fagner, Gustavo Mosquito e Willian jogaram só duas vezes cada, por diferentes contusões. Júnior Moraes também está no departamento médico. Gustavo Mantuan, o vice-artilheiro do time com cinco gols no ano, foi embora. Só o artilheiro, Róger Guedes, esteve saudável neste tempo todo, mas nem por isso nas melhores condições.

"Róger tem sido obrigado a jogar sempre, e é natural que tenha fadiga", explica Vítor Pereira.

O técnico chegou a caracterizar as últimas semanas como "uma tempestade de lesões" e vê relação direta entre os desfalques com a baixa produção ofensiva do time em campo. Ele promete que em breve vai melhorar.

Não gosto de ver a outra equipe com a bola e nós a defender. Sinceramente, isso não me entusiasma, mas é um jogo que fomos obrigados a fazer para dar a resposta a esta sequência de jogos. Quando tivermos mais opções, em vez de só o sistema defensivo dar esta boa resposta, temos também que começar a dar respostas ofensivamente."
Vítor Pereira, à espera de reforços e retorno de lesões no Corinthians

As três semanas sem gols marcados começaram no 0 a 0 contra o Santos, pelo Brasileirão, em 25 de junho. Na semana seguinte, o Corinthians tomou 4 a 0 do Fluminense, no Maracanã, com um time todo mexido porque, antes e depois, teve jogos contra o Boca Juniors -dois 0 a 0, com direito a classificação nos pênaltis. Depois disso veio o gol contra salvador de Rodinei, e então uma classificação segura na Copa do Brasil, mas com derrota na Vila Belmiro. Agora é a vez de visitar o Ceará.

FICHA TÉCNICA:

CEARÁ x CORINTHIANS
Competição: Campeonato Brasileiro, 17ª rodada
Data e horário: 16 de julho de 2022, às 21 horas (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)

CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Victor Luis; Richardson, Richard Coelho e Lima; Vina, Zé Roberto e Mendoza. Técnico: Marquinhos Santos

CORINTHIANS: Cássio; Rafael Ramos, Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos; Cantillo (Du Queiroz), Roni e Giuliano; Adson, Gustavo Mosquito e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira

Corinthians