Topo

Brasileirão - 2022

Flu faz 4 a 0 no Corinthians com gols de Fred e Cano e sobe no Brasileirão

German Cano comemora gol do Fluminense sobre o Corinthians pelo Brasileirão - Thiago Ribeiro/AGIF
German Cano comemora gol do Fluminense sobre o Corinthians pelo Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Alexandre Araújo

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

02/07/2022 18h25

O Fluminense fez um grande primeiro tempo, terminou a fatura no segundo e goleou por 4 a 0 do time (bastante) alternativo do Corinthians, com facilidade, na tarde de hoje (2), no Maracanã, no Rio. O argentino Germán Cano marcou duas vezes e Fred encerrou pelo duelo de abertura da 15ª rodada do Brasileirão. O zagueiro Manoel, ex-Timão, havia anotado o terceiro.

Em meio a uma onda de lesões e suspensões, poupando as principais peças para o confronto com o Boca Juniors pelas oitavas da Libertadores, o Alvinegro entrou em campo com uma equipe formada por Cássio no gol e um misto entre reservas e jovens na base na linha. O Tricolor carioca não tinha nada com isso e se aproveitou, para ditar o ritmo de jogo na primeira etapa, abrindo o placar com Manoel, de cabeça, aos 15 minutos, construindo uma goleada.

Live do Corinthians

Também pelo alto e aproveitando uma falha entre os zagueiros, Cano ampliou ainda antes do intervalo, aos 41 minutos. O centroavante ainda anotou o segundo dele aos 25 da segunda etapa. Para dar números finais ao embate e aumentar a festa na torcida, Fred deixou o dele aos 45'.

Com o triunfo, a equipe das Laranjeiras permanece na sexta colocação, com 24 pontos. Já o Corinthians, com 26, foi ultrapassado por Athletico-PR e Atlético-MG e caiu para o quarto lugar.

Quem foi bem: Arias

O meia Jhon Arias, do Fluminense, foi um dos destaques da partida. Autor da assistência para o gol de Cano, o camisa 21 teve boa movimentação e participou de jogadas importantes.

Quem foi mal: Robson Bambu

Robson Bambu, zagueiro do Corinthians, não esteve em uma boa tarde. O jogador não conseguiu aplicar a marcação esperada e, em alguns lances, errou posicionamento.

Atuação do Fluminense: exibição de gala

Sem Nonato e Luiz Henrique —que já foi anunciado pelo Betis, da Espanha— o Fluminense foi a campo com poucas mudanças em relação à base dos últimos jogos. Martinelli e Matheus Martins foram os escolhidos para as respectivas vagas. E diante de um adversário com muitas mudanças, soube dominar e fez um primeiro tempo quase que de almanaque. No decorrer do segundo tempo, porém, o Tricolor encontrou um pouco mais de dificuldades na marcação. Ainda assim, nas investidas ao ataque, era bastante perigoso.

Atuação do Corinthians: falta de entrosamento pesa

Com diversos desfalques e poupando jogadores para o duelo com o Boca Juniors, pela Libertadores, o Corinthians foi a campo com uma equipe para lá de alternativa, incluindo alguns jovens estreantes, como Biro. O time, porém, não conseguiu encaixar e pouco conseguiu ter a bola no primeiro tempo, vendo o Flu dominar. Na volta para o intervalo, Vítor Pereira fez algumas mudanças, colocou nomes como Giuliano e Roger Guedes, mas o Timão mudou um pouco a cara, tendo maior presença ofensiva. Porém, continuava dando espaços.

"O Fred vai te pegar"

Prestes a se despedir dos gramados —está tudo marcado para o dia 21 de julho—, o atacante Fred foi anunciado no telão após o time titular e foi ovacionado pela torcida. Logo que o nome e a imagem do camisa 9 apareceram, os tricolores entoaram o famoso coro: "O Fred vai te pegar".

O último jogo do atacante está marcado para o próximo sábado, contra o Ceará, pelo Brasileiro. O contrato com o Flu vai até o dia 21 e ele já anunciou que, após este período, vai se aposentar.

Tricolor domina

O Fluminense começou o jogo com um volume maior e criando boas oportunidades. Com a movimentação do setor ofensivo, a equipe tricolor achou espaços na defesa corintiana. O time de Vítor Pereira, por outro lado, tentava assustar nas saídas em velocidade e ligações mais verticais.

De novo ele

O Fluminense abriu o placar com Manoel, que, após cobrança de escanteio, subiu mais alto que a defesa e mandou para a rede. Foi o terceiro gol do zagueiro nos últimos três jogos — ele já havia marcado contra Cruzeiro e Botafogo.

Após o gol, o Flu conseguiu ditar o ritmo da partida e "empurrar" o Corinthians, criando oportunidades para ampliar a vantagem. A melhor delas, talvez, quando Arias passou por Cássio e tocou para trás, achando Caio Paulista, que acabou travado na hora da finalização. O Timão teve alguns lampejos ofensivos, mas nada que prendesse a respiração da torcida adversária.

Faz o L!

O time de Fernando Diniz chegou ao segundo gol com Germán Cano, de cabeça, após cobrança de falta de Arias

Faz o L!, de novo

Em uma dessas investidas, o time tricolor escapou pela direita e Cano recebeu na área. O argentino bateu e saiu para a comemoração.

Delírio por Fred

A torcida do Fluminense foi ao delírio quando Fernando Diniz chamou Fred para entrar. O atacante está próximo da aposentadoria. Nos minutos finais, a torcida tricolor, empolgada com a atuação, pediu "mais um".Fred entrou em campo na vaga de Cano aos 38' e, aos 45', em seu penúltimo jogo da carreira, marcou seu gol de número 199 com a camisa do Tricolor. Ao apito final, todos os jogadores do Fluminense e integrantes da comissão técnica foram abraçar Fred.

Na torcida

Depois dos abraços dos companheiros, Fred foi sentir o carinho da torcida. Bastante emocionado, ele foi até a grade que separada a arquibancada do gramado e "se juntou" aos tricolores

Próximos jogos

O Fluminense tem a semana livre pela frente e só volta a atuar pela 16ª rodada do Brasileirão, quando recebe o Ceará no Maracanã no sábado (9), às 19h. O embate será a despedida do atacante Fred.

Já o Alvinegro decide a classificação às quartas da Libertadores na terça (5), às 21h30. Precisando vencer em La Bombonera, o Corinthians visita o Boca. Em caso de empate, a classificação será decidida nos pênaltis.

Monstro na área

Thiago Silva, que atualmente defende o Chelsea, da Inglaterra, marcou presença no Maracanã. O zagueiro teve passagem marcante pelo Fluminense entre 2006 e 2008 e não esconde o carinho pelo clube. Ele já declarou, em oportunidades anteriores, que pensa em vestir novamente a camisa tricolor.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE 4 x 0 CORINTHIANS
Competição: Série A do Campeonato Brasileiro - 15ª rodada
Data: 2 de julho de 2022, sábado
Horário: 16h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Gols: Manoel, aos 15'/1ºT (FLU); Cano, aos 41'/1ºT e aos 25'/2ºT (FLU); Fred, aos 45'/2ºT (FLU).
Cartões amarelos: Guilherme Biro, Júnior Moraes (COR)
Público: 41.911 pagantes, 44.782 presentes
Renda: R$ 1.293.817,50.

FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista (Pineida); André, Martinelli e Ganso (Alexandre Jesus); Matheus Martins (Willian), Arias (Felipe Melo) e Cano (Fred). Técnico: Fernando Diniz.

CORINTHIANS: Cássio; Bruno Mendéz (Gustavo Mantuan), Robert Renan, Robson Bambu e Bruno Melo; Cantillo (Giuliano), Xavier, Lucas Piton (Fábio Santos) e Guilherme Biro (Adson); Giovane e Júnior Moraes (Róger Guedes). Técnico: Vítor Pereira.