Topo

Libertadores - 2022

Cássio salva nos pênaltis, e Corinthians passa pelo Boca na Libertadores

Do UOL, em São Paulo

05/07/2022 23h52

O torcedor gosta de dizer que "se não é sofrido, não é Corinthians". Pois por estes critérios a noite de hoje (5), na Bombonera, foi muito Corinthians. O time sobreviveu como pôde, defendeu-se por 90 minutos e eliminou o Boca Juniors nos pênaltis alternados. Cássio defendeu duas cobranças e foi o herói da classificação às quartas de final da Libertadores. No tempo normal, empate sem gols. Nas penalidades, o Timão ficou com a vaga ao ganhar por 6 a 5. Benedetto chegou a perder um pênalti no primeiro tempo.

Classificado, o Corinthians agora aguarda a definição de seu próximo adversário, Flamengo ou Tolima (COL), que jogam amanhã, no Maracanã — o Rubro-Negro ganhou o primeiro jogo por 1 a 0. O Alvinegro volta a campo pelo Brasileirão justamente contra o time carioca, às 16h (de Brasília), domingo (10). As quartas de final da Libertadores serão realizadas nas duas primeiras semanas de agosto.

Nos pênaltis, Rojo abriu a série colocando o Boca na frente, mas Fábio Santos empatou com cobrança no ângulo. Izquierdoz deslocou Cássio, e Cantillo fez o mesmo com Rossi em seguida. Aí Cássio defendeu a cobrança de Villa, mas Rossi fez o mesmo com Raul Gustavo. Na quarta cobrança dos times, Pol Fernández converteu, e Bruno Melo parou em Rossi. Benedetto poderia ter classificado o Boca na quinta cobrança, mas mandou para longe, e Róger Guedes empatou em três a três para decidir nas alternadas. Óscar Romero, Roni, Alan Varela e Lucas Piton marcaram. Aí Cássio foi herói ao pegar a cobrança de Ramírez (veja abaixo), e Gil converteu para colocar o Corinthians nas quartas de final.

Foi bem: Cantillo é pilar do Corinthians

Em um jogo todo defensivo do Corinthians, o colombiano se destacou pela solidez. Acertou quase todos os passes que tentou e sempre que pôde conseguiu desafogar o time. Evolução visível do volante sem bola, e atuação muito boa na Bombonera, com direito a pênalti convertido nas cobranças. Fábio Santos também foi bem.

Foi mal: Benedetto tem dia terrível

O camisa 9 perdeu três gols que poderiam ter resolvido a classificação do Boca Juniors no tempo normal. Primeiro, em cruzamento de Zeballos. Depois, um pênalti e, por fim, uma chance de frente para Cássio. Para completar a noite tenebrosa, mandou a bola na arquibancada nas cobranças de pênaltis.

Boca controla meio-campo e pressiona

O Boca Juniors começou mais atento, ofensivo e conseguiu aproveitar certo nervosismo do Corinthians para prendê-lo em metade do campo. A primeira boa chance saiu logo aos 5 minutos, quando Villa combinou com Benedetto pela esquerda e obrigou Cássio a fazer a primeira boa defesa. Em seguida, mais dois chutes perigosos passaram por cima, e, aos 18', Benedetto perdeu um gol inacreditável, completamente livre na área, após contra-ataque puxado por Zeballos.

Trave salva a pele de Raul Gustavo

Dario Benedetto desperdiça cobrança de pênalti em Boca Juniors x Corinthians pela Libertadores - Marcelo Endelli/Getty Images - Marcelo Endelli/Getty Images
Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

O Corinthians tentava sobreviver aos cruzamentos seguidos do Boca quando, aos 25', Raul Gustavo deu uma cotovelada no rosto de Pol Fernández em uma disputa no alto por um rebote. O lance virou pênalti após checagem no VAR. Os corintianos fizeram como os argentinos no jogo de ida, atrasaram a cobrança ao máximo e depois de seis minutos Benedetto desperdiçou a chance mandando na trave.

Corinthians se safa de 1º tempo horrível

A pressão sofrida não foi surpresa, mas o Corinthians deu muita sorte ao azar durante todo o primeiro tempo. Não sofreu só com a dificuldade para sair jogando, mas também com erros em passes e domínios simples. Foi em uma bobeira destas que João Victor torceu o pé e teve que sair para a entrada de Gil, aos 45 minutos. O empate no intervalo saiu barato, pois o Alvinegro se safou com alguma catimba, muito sofrimento e meio-campo dominado. A esta altura eram 14 finalizações tentadas pelo Boca, e só uma pelo Corinthians.

Boca ataca jogando mal e perde gols

Dario Benedetto, do Boca Juniors, momentos antes de cobrar pênalti contra o Corinthians na Bombonera - REUTERS/Agustin Marcarian - REUTERS/Agustin Marcarian
Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian

A pressão constante do Boca seguiu no segundo tempo, mas jogar no ataque não necessariamente quer dizer jogar bem. O time argentino insistiu em cruzamentos demais, muitos deles completamente errados, e quando teve chances perdeu gols. Benedetto, depois de uma chance clara e de um pênalti, perdeu mais um quando saiu na cara de Cássio e finalizou de cavadinha por cima. Aos poucos o jogo virou um drama, e Vítor Pereira ainda perdeu mais um titular por lesão: Mantuan, que saiu para Giovane entrar.

Corinthians esfria o jogo e leva aos pênaltis

Apesar de todos os problemas, no segundo tempo o Alvinegro conseguiu forçar mais erros do Boca e assim diminuir a pressão. Ainda com pouca ou nenhuma condição de atacar, mas pelo menos evitando finalizações ao gol de Cássio. Em resumo, o jogo ficou pior, e isso prejudicou mais os argentinos. Foi assim até o final, pois o tradicional "abafa" dos acréscimos teve muito desespero e pouco perigo.

FICHA TÉNICA

BOCA JUNIORS 0 (5) x (6) 0 CORINTHIANS

Competição: Copa Libertadores, jogo de volta das oitavas de final
Data e hora: 5 de julho de 2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: La Bombonera, em Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Nicolás Taran e Martín Soppi (ambos do URU)
VAR: Leodán González (URU)
Cartões amarelos: Varela (Boca); Gil e Raul Gustavo (Corinthians)

BOCA JUNIORS: Rossi; Advíncula, Izquierdoz, Rojo e Fabra; Pol Fernández, Varela e Óscar Romero; Zeballos (Ramírez), Benedetto e Villa. Técnico: Sebastián Battaglia

CORINTHIANS: Cássio; Rafael Ramos (Bruno Méndez), João Victor (Gil), Raul Gustavo, Fábio Santos e Lucas Piton; Du Queiroz (Roni), Cantillo e Giuliano (Bruno Melo); Gustavo Mantuan (Giovane) e Roger Guedes. Técnico: Vítor Pereira

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na Ficha Técnica, Giuliano foi quem deixou a partida para a entrada de Bruno Melo, e não Cantillo. O erro foi corrigido.