Topo

Corinthians

Cássio iguala Ronaldo e reaquece debate: é o maior goleiro do Corinthians?

Ronaldo Giovanelli e Cássio juntos no centro de treinamento do Corinthians, na última quinta-feira (14) - Rodrigo Coca / Ag. Corinthians
Ronaldo Giovanelli e Cássio juntos no centro de treinamento do Corinthians, na última quinta-feira (14) Imagem: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

16/07/2022 04h00

Cássio deve chegar hoje (16) a 602 jogos com a camisa do Corinthians e se igualar a Ronaldo Giovanelli na lista dos jogadores que mais vezes defenderam o clube. O camisa 12 alcança o ex-goleiro no último quesito relevante em que ainda estava atrás, e o UOL Esporte ouve de ex-companheiros dos dois quem é o maior jogador da posição na história alvinegra.

Os números parecem favoráveis a Cássio, que já passou Ronaldo na quantidade de títulos (nove a seis) e agora o alcança na quantidade de jogos. Se confirmado como titular logo mais, a 602ª partida do camisa 12 começa às 21 horas (de Brasília) deste sábado, na Arena Castelão, onde o Corinthians visita o Ceará, pela 17ª rodada do Brasileirão.

Os dois goleiros estiveram juntos no CT Joaquim Grava na última quinta-feira (14) para gravar um vídeo oficial do Corinthians. "Mais um dia emocionante, a história sendo escrita e lembrada", escreveu Giovanelli nas redes sociais.

Mas afinal, qual dos dois é maior no Corinthians?

"Os dois são monstros, excelentes goleiros. Não conheço o Cássio pessoalmente, mas claro que acompanho o trabalho. A característica principal dos dois é subir de produção nos momentos decisivos, nestes jogos o Ronaldo crescia muito e o Cássio também. Os dois têm muita qualidade. Uma diferença é que o Ronaldo tinha um comportamento bem mais explosivo: até nesse episódio do Santos, em que o torcedor tentou agredir, o Cássio teve sangue frio e não revidou. Se fosse o Ronaldo, teria socado o cara, com certeza."
Wílson Ricardo, reserva de Giovanelli entre 1990 e 95 no Corinthians

"Essa comparação é difícil porque muita coisa mudou. Não é uma justificativa ou desculpa, mas é claro que o Cássio tem chance de jogar mais, porque o próprio Corinthians joga mais vezes [no ano]. Ele tem mais títulos do que o Ronaldo, mas temos que lembrar que, na nossa época, ganhar o Brasileiro era como ser campeão mundial; o Paulista era quase um Brasileirão de hoje, muitos times bons. Agora, é mesmo inegável que o Cássio tem os títulos mais importantes e sendo tão decisivo quanto o Ronaldo foi nas finais que disputou."
Marcelo Djian, campeão com Ronaldo no Corinthians

"São épocas diferentes. Se você comparar os números dos dois, é claro que os do Cássio são melhores, mas o Ronaldo também tem o primeiro brasileiro, um título inédito. É uma comparação complicada porque são épocas diferentes, não se jogava tanto quanto hoje. Se o Ronaldo jogasse atualmente talvez tivesse muito mais jogos também. Então, acho que os dois dão uma briga boa."
Wilson Mano, campeão com Ronaldo no Corinthians

São dois ídolos, duas referências para qualquer goleiro corintiano. São dois goleiros que fizeram história. Qualquer um que começa a jogar no gol é fã. O ponto forte do Ronaldo é o espírito corintiano, de lutador, guerreiro; ele sempre demonstrou isso. O do Cássio é o poder decisão, essa é a maior virtude dele: cresce em momentos decisivos e sempre decide para o Corinthians."
Júlio César, goleiro, maior campeão pelo Corinthians e ex-companheiro de Cássio

"O Corinthians já teve grandes goleiros, mas Ronaldo e Cássio são os que ficaram mais tempo jogando como titulares, por mais anos. O Cássio marca a história não só pelo número de títulos, mas também pelas defesas em jogos importantes, que fez e continua fazendo até hoje. Neste ano, o Corinthians está avançando muito por mérito dele, que está segurando a onda. O maior goleiro da história do Corinthians é o Cássio; o Ronaldo está na história pelo talento, por ser da base e ter sido titular por muitos anos também."
Casagrande, ex-companheiro de Ronaldo e atual colunista do UOL

Ronaldo fez história, mas não pode ser comparado a Cássio nem tecnicamente, por ser goleiro de sangue quente, nem muito menos pela qualidade e quantidade de títulos do maior arqueiro da história do Corinthians."
Juca Kfouri, colunista do UOL Esporte

Cássio, protagonista e herói da Libertadores e do bicampeonato mundial, não é o melhor, mas é, disparado, o maior goleiro da história do Corinthians. E está na lista dos cinco maiores ídolos de todos os tempos da secular e vitoriosa história do time do povo."
Vitão Guedes, colunista do UOL Esporte

Corinthians