Topo

OPINIÃO

Colunistas: quem foi o jogador mais importante na campanha do Penta?

Rivaldo e Ronaldo beijam a taça da Copa do Mundo após a conquista do penta, em 2002 - REUTERS/Oleg Popov
Rivaldo e Ronaldo beijam a taça da Copa do Mundo após a conquista do penta, em 2002 Imagem: REUTERS/Oleg Popov

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

30/06/2022 11h26

Exatos 20 anos se passaram desde a histórica final contra a Alemanha, no Japão, em 30 de junho de 2002, dia em que a seleção brasileira se sagrou pentacampeã do mundo. A falha de Kahn, os dois gols de Ronaldo, o corta-luz genial de Rivaldo e a defesa de Marcos em cobrança de falta ainda seguem frescos na memória do torcedor brasileiro, isso sem contar outros grandes momentos da campanha em jogos anteriores, como o gol antológico de Ronaldinho nas quartas de final contra a Inglaterra —que até hoje se discute se foi ou não sem querer.

Para comemorar a data, nós convocamos os colunistas do UOL Esporte para o seguinte debate: quem foi o jogador mais importante na campanha do Penta? A disputa, como já era de se esperar, foi bem acirrada. E você, tem uma resposta na ponta da língua? Confira o que eles disseram:

Ronaldo foi o artilheiro, a maior estrela, aquele operando sob a maior pressão. Mas a espinha dorsal, o jogador mais fundamental, e talvez menos reconhecido à época, foi Rivaldo.
ALICIA KLEIN

Difícil, uma seleção campeã mundial tem sempre vários protagonistas. Mas pra pegar um, um só, Ronaldo, o artilheiro da Copa e personagem maior da decisão no embate contra Oliver Kahn.
ANDREI KAMPFF

Rivaldo jogou muita bola e fez gols importantes, assim como Ronaldo, que surpreendeu o mundo ao voltar a jogar futebol daquela forma. Mas eles não seriam lembrados como pentacampeões se Marcos não tivesse feito partidas memoráveis contra Bélgica, Turquia e Alemanha.
DANILO LAVIERI

Segundo Luiz Felipe Scolari, o mais importante foi Rivaldo, disparado.
JUCA KFOURI

Acho que o melhor jogador do Brasil na Copa, olhando para todos os jogos, atuações, etc, foi Rivaldo. Mas o mais importante foi Ronaldo. A presença dele jogou o time para outro patamar, levou outro tipo de preocupação aos adversários e trouxe muito mais confiança ao elenco. Ronaldo foi a peça mais crucial, entre tantas importantes.
JULIO GOMES

Rivaldo. Jogou demais em partidas importantes, como contra Bélgica e Inglaterra. Gols de Ronaldo na final, e toda história de superação, faz com que o Fenômeno seja mais lembrado, mas Rivaldo foi fundamental.
MARCEL RIZZO

Rivaldo foi o jogador mais decisivo do Brasil naquela Copa do Mundo.
MILLY LACOMBE

Rivaldo foi o grande herói da conquista do penta. É claro que a história de superação de Ronaldo Fenômeno foi emocionante, mas sem Rivaldo, o gênio calado, o Brasil não levantaria o Mundial de 2002. E hoje, com aquela bola que jogava, conquistaria mais Bolas de Ouro.
MILTON NEVES

Empate entre Ronaldo e Rivaldo. Um não teria feito o mesmo sem o outro. Marcos aparece logo em seguida.
PERRONE

Não dá para escolher entre Ronaldo e Rivaldo. O Fenômeno ficou com os prêmios individuais, mas não teria feito metade do que fez sem seu fiel escudeiro. Então, vamos de empate técnico, pode ser?
RAFAEL REIS

Numa Copa excepcional em termos de desempenhos individuais da nossa seleção, destaco três jogadores em pé de igualdade: Ronaldo, Rivaldo e Marcos. Se tivesse que escolher apenas um, seria Ronaldo.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Ronaldo, pela superação e, claro, pelos gols. Foi decisivo em quase todos os jogos. Mas Rivaldo teve um grande papel, fez uma Copa brilhante.
RODOLFO RODRIGUES

Rivaldo. Ronaldo também foi fundamental, mas Rivaldo resolveu nos momentos mais críticos e foi bem em todos os jogos.
RODRIGO COUTINHO

Ronaldo foi o artilheiro e o craque do Brasil e da Copa do Mundo.
VITOR GUEDES