Topo

Milton Neves

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Penta, 20 anos! Quem viu a seleção campeã, viu. Quem não viu, não vê mais!

Ronaldo corre para abraçar Felipão após marcar na final da Copa do Mundo de 2002, contra a Alemanhã - Tim de Waele/Getty
Ronaldo corre para abraçar Felipão após marcar na final da Copa do Mundo de 2002, contra a Alemanhã Imagem: Tim de Waele/Getty

30/06/2022 07h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Parece que foi ontem, mas nesta quinta-feira (30) faz exatamente 20 anos do maravilhoso penta de 2002.

O Mundial de Rivaldo, na minha opinião o melhor do torneio; de Ronaldo, que maravilhou o mundo mesmo com o seu sofrido joelho; de Cafu, o capitão 100% Jardim Irene; de Felipão, alcançando o auge de sua carreira como técnico; e de tantos outros destaques daquela campanha inesquecível.

Pois é, meus amigos, e pensar que esse foi o último momento de brilho da nossa seleção.

De lá para cá, fracassos acumulados pelo oba-oba em 2006, pela cabeça dura de Dunga em 2010, pela burrice-recorde do próprio Felipão em 2014 e pela perda de rumo do time de Tite em 2018.

Do Japão e Coréia até a Rússia foram quatro Copas disputadas, sendo que não chegamos sequer perto da taça em nenhuma delas.

Por isso e por perceber que a fase não mudará tão cedo, arrisco aqui um palpite: a seleção brasileira baterá o recorde de tempo sem vencer a Copa do Mundo.

É o seguinte: desde que ganhou o seu primeiro Mundial, em 1958, o máximo que o escrete canarinho ficou sem conquistar o torneio foi no período entre 1970 e 1994 (como ainda não tinha vencido nenhuma Copa, o período de 1930 a 1958 não conta).

Ou seja, 24 anos.

Bom, e hoje faz 20 do último título, conquistado em 2002.

Na Copa do Catar, no final deste ano, teremos pouquíssimas chances, principalmente se os comandados de Tite seguirem nessa apatia toda.

E no Mundial que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México, em 2026, quando o Brasil completará os mesmos 24 anos que ficamos sem Copa entre 1970 e 1994, a tarefa será ainda mais complicada.

Afinal, esta será a primeira Copa do Mundo com... 48 (!!!) seleções participantes.

Se já está difícil com 32...

Ou seja, meio que exagerando um pouquinho, mas o Brasil vencendo Copa do Mundo está na base do "quem viu, viu. Quem não viu, não vê mais".

Uma pena...

E viva os heróis de 2002, que proporcionaram ao povo brasileiro a última alegria que tivemos com a nossa seleção.

Opine!