PUBLICIDADE
Topo

Flamengo

Quarteto do Flamengo é chave em busca de melhor campanha da Libertadores

Arrascaeta, Gabigol, Bruno Henrique e Everton Ribeiro formam o quarteto ofensivo do Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Arrascaeta, Gabigol, Bruno Henrique e Everton Ribeiro formam o quarteto ofensivo do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Letícia Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/05/2022 04h00

Classificação e Jogos

Na noite de hoje (24), Flamengo e Sporting Cristal se enfrentam pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Às 21h30, no Maracanã, o quarteto ofensivo rubro-negro é a chave de Paulo Sousa em busca da vitória, que pode garantir a melhor campanha da competição continental, e, com isso, decidir em casa durante o mata-mata. Além disso, a equipe defende invencibilidade de 16 jogos como mandante na competição continental e, consequentemente, viver dias mais leves até o clássico com o Fluminense.

O Rubro-Negro vai ao Maracanã buscando selar ainda mais a paz nos bastidores. A coletiva sobre o 'caso Diego Alves', no último sábado (21), acalmou um pouco o clima pelos corredores do Ninho do Urubu. Com o retrospecto a favor, o elenco mira a vitória para, enfim, ganhar o voto de confiança da torcida, que segue protestando, como aconteceu após a vitória por 1 a 0 em cima do Goiás no último sábado (21).

Apesar das críticas no Brasileirão, Sousa acumula bom desempenho nas Copas, visto que está classificado às oitavas da Copa do Brasil e da Libertadores. No Maracanã, o técnico pode emplacar sua terceira vitória no estádio pela competição continental. Desta forma, o Fla chegaria ao 15º triunfo no estádio e ao 17º como mandante, visto que o clube carioca mandou duas partidas no Mané Garrincha, em Brasília, em 2021.

A vitória, como dito, pode render ao Flamengo a melhor campanha da Libertadores. Para isso, o clube carioca monitora três partidas. Uma delas é entre Palmeiras e Deportivo Táchira, também nesta noite e no mesmo horário, no Allianz Parque. Em caso de vitória rubro-negra e derrota alviverde, a equipe de Sousa ficará com melhor campanha em relação ao Palmeiras, mas ainda precisa contar com tropeços de River Plate e Estudiantes, que têm os mesmos 13 pontos do Flamengo hoje. Caso termine a fase de grupos do torneio com melhor campanha, o clube rubro-negro terá vantagem de decidir em casa durante o mata-mata.

Esta é a terceira partida da sequência de cinco jogos no Maracanã. Internamente, a maratona no Rio é vista como o principal fator aliado ao técnico que teve, em alguns momentos, a passagem questionada por uma ala da diretoria. No entanto, cabe destacar que, recentemente, Marcos Braz, vice-presidente de futebol, tornou público pela primeira vez o respaldo ao treinador.

"O respaldo é feito no dia a dia, com transparência. Muitas vezes precisa se posicionar, mandar mensagens em alguns pontos. Estamos fazendo isso sistematicamente, mas quando todo dia é questionado por alguém sobre o técnico, se você precisa fazer isso sistematicamente, coloca a permanência do técnico em questão. Tenho a consciência tranquila para dar o respaldo possível. É um treinador em que a gente acredita e estamos com ele", disse o dirigente, após a vitória sobre o Goiás.

Quarteto ofensivo na Libertadores

Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabi são as quatro peças principais da engrenagem que move o Flamengo na Libertadores. Desde 2019, o quarteto soma 92 participações diretas na competição continental: 56 gols e 36 assistências. Neste período, o Rubro-Negro marcou em 86 oportunidades.

Sob o comando de Paulo Sousa, os quatro chegam juntos a oito gols e sete assistências. Ao todo, o Fla marcou 13 tentos na competição continental em 2022. Nesta temporada, Everton Ribeiro e Gabi são os artilheiros com três gols cada, enquanto Bruno Henrique é o líder de assistência, com cinco.

Pela Libertadores, o técnico contou com o quarteto em quatro dos cinco jogos. Arrascaeta foi a peça que faltou na estreia na competição, contra o Sporting Cristal, visto que o meia voltou da seleção uruguaia com dores no tornozelo. Nestas ocasiões, o quarteto foi titular em todas as partidas pelo torneio continental e está invicto: quatro vitórias e um empate.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO x SPORTING CRISTAL
Competição:
Copa Libertadores - Sexta rodada do Grupo H
Local: estádio Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 24 de maio de 2022 (terça-feira)
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Carlos Lopez (VEN) e Jackson Diaz (VEN)

FLAMENGO: Hugo; Matheuzinho, Pablo, Rodrigo Caio e Ayrton Lucas; João Gomes e Andreas Pereira; Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa

SPORTING CRISTAL: Solís Salinas; Madrid Reyes, Chávez Massoni, Merlo, Loyola Morales; Castillo Molina e Yotún Flores; Sosa Toranza, Calcaterra, Gonzáles Crespo e Ávila Acero. Técnico: Mosquera Vera

Flamengo