Culpa da ciência? Por que o Flamengo não joga completo? Colunistas debatem

Tite citou até Guardiola para justificar por que poupou sete jogadores na derrota do Flamengo contra o Bolívar na altitude de La Paz. No UOL News Esporte, os colunistas Rodrigo Mattos e Alicia Klein debateram as explicações do treinador. Eles defenderam o respeito à fisiologia, mas questionaram a estratégia de Tite na Libertadores.

Mattos: 'A estratégia não deu certo para a Libertadores'

Obviamente, faz sentido que você respeite fisicamente os jogadores, que respeite o que diz a fisiologia, que eles estão cansados, só que temos que considerar em que momento o Flamengo chegou num estágio que precisava não ter sete jogadores num jogo decisivo de Libertadores já em abril. Então, há um raciocínio lógico aqui: primeiro, desgastou os jogadores nesses jogos de início de temporada para chegar nesse estágio, se cometeu algum exagero nesse processo? Depois, o plano inicial era ter times mistos em dois dos três primeiros jogos da Libertadores, será que faz sentido? Contra o Millonarios, jogou sem quatro jogadores, esse agora jogou sem sete, então está parecendo que houve um planejamento lá atrás que deixou os jogadores muito desgastados para esse momento.

Vamos lembrar que o Flamengo também poupou contra o Palmeiras o Pedro e o De La Cruz, o Pedro está sem jogar uma partida inteira desde a quarta passada, jogou 45 minutos em sete dias. Então, sim, tem que respeitar a fisiologia e a ciência, mas me parece que a estratégia não deu certo. Acabou a metade da fase de grupos, o Flamengo está a cinco pontos do primeiro colocado e podendo cair para terceiro, dependendo do resultado do Millonarios com Palestino. Ainda tem o próximo jogo no Chile, para depois jogar duas em casa. Quer dizer, está numa situação complicada para um grupo que tem esse problemas da altitude, mas que não era para o Flamengo está capengando entre segundo e terceiro. Temos que respeitar a fisiologia, mas se pensar nesse sentido, a estratégia não deu certo para a Libertadores, ele se colocou numa situação complicada.

Alicia Klein: 'O estranho é o Flamengo poupar em todos os jogos'

Sobre essa história da ciência, claro que você precisa rodar elenco e poupar em determinados jogos. O que parece estranho é você poupar em todos os jogos, é você não tem um jogo com força máxima. Quais são as principais partidas? O jogo contra o Palmeiras, que não tinha jogada nada contra o Inter, se o Flamengo bota sua força máxima, podia ganhar pontos contra um adversário direto na briga pelo título, aí poupa dois dos três melhores jogadores do time, Pedro e De La Cruz, que quando entra muda o jogo, o Flamengo começou a criar e poderia ter vencido. Aí poupou por quê?Porque vai tentar ganhar do Bolívar na altitude, só que não. A gente não vê um time titular e completo na altitude.

Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte

Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, fica esperto:

Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)

Confira os horários das lives do UOL Esporte

09h - UOL News Esporte - Eduardo Tironi e equipe de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz e Renato Maurício Prado debatem os principais temas do dia no futebol.

Continua após a publicidade

Assista ao UOL News Esporte na íntegra

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes