Topo

Palmeiras

OPINIÃO

Colunistas opinam: Abel já é o maior técnico da história do Palmeiras?

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, comemora o título da Recopa - Ettore Chiereguini/AGIF
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, comemora o título da Recopa Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

03/03/2022 11h14

A vitória por 2 a 0 sobre o Athletico, ontem (2), no Allianz Parque, deu a Abel Ferreira o seu quarto título pelo Palmeiras em menos de um ano e meio de trabalho, sendo três internacionais: uma Recopa Sul-Americana e duas Copa Libertadores —além da Copa do Brasil.

Para se ter uma ideia do que isso significa, o Palmeiras, sem contar torneios e festivais, tem seis títulos internacionais na sua história: Copa Rio (1951), Copa Mercosul (1998) e três Copas Libertadores (1999, 2020, 2021). Portanto, Abel responde pela metade das conquistas internacionais do clube.

Com mais um título na conta do técnico português, nós convocamos os colunistas do UOL Esporte para responder à seguinte pergunta: Abel Ferreira já é o maior técnico da história do Palmeiras? Veja o que eles responderam:

Sim, seu trabalho é histórico. Por mais que comparações sempre carreguem um elemento de subjetividade, no único elemento objetivo possível (títulos) ele já superou todos os demais. Em um ano e quatro meses, ganhou duas das três Libertadores do clube, alçando-o ao seleto grupo de tricampeões continentais. A Recopa é bônus. Além disso, ele capturou a alma palmeirense, entendeu o espírito da torcida, abraçou o Avanti Palestra, criou o "contra tudo e contra todos". Mais do que campeão, fez-se ídolo. Em tão pouco tempo, não é pouca coisa.
ALICIA KLEIN

Sim. Até pela cultura de futebol desenvolvida no clube desde Marcelo Oliveira e Cuca, passando por Felipão. Renega a Academia de Ademir da Guia, os times de Luxemburgo com a Parmalat nos anos 1990 e abraça o pragmatismo e o resultadismo. Abel ainda adiciona um discurso de "seita", um "nós contra eles" que conquista o torcedor, dá um senso de comunidade. E cada conquista fica ainda mais épica e os fracassos perdem importância.
ANDRÉ ROCHA

Sim, e já era o maior treinador da história do Palmeiras antes mesmo do título da Recopa. Atingiu o ponto máximo quando conquistou o bicampeonato da Libertadores.
BRUNO ANDRADE

Já era antes de ontem e a partir de agora só aumenta a distância para o segundo colocado com os títulos que conquistar.
DANILO LAVIERI

É o que conquistou dois dos três títulos mais importantes. Mas ainda não o do Campeonato Brasileiro. Para mim o melhor treinador da história do Palmeiras foi o que dirigiu o time campeão paulista de 1996, Vanderlei Luxemburgo. Tenho minhas dúvidas entre Osvaldo Brandão, Luxemburgo, Felipão e Abel Ferreira.
JUCA KFOURI

Duas Libertadores consecutivas definem essa questão. Não sou sommelier de ídolo, casa um escolhe o seu, mas as conquistas do Abel o colocam como o mais vencedor. Futebol bonito e academia ficam para os outros.
MARÍLIA RUIZ

Sim, acho que ultrapassou Luxemburgo. Luxa tem oito títulos em seis anos, contando todas as passagens, Abel Ferreira tem quatro em pouco mais de um ano. Dos oito de Luxa, cinco são Paulistas, mas é preciso contextualizar que antes Paulistas eram importantes, inclusive o título de 93 é um dos mais importantes da história do clube. Mas Abel ganhou duas Libertadores, em um mesmo ano (!!!!!!), algo que jamais se repetirá. Ele não ficará seis anos, obviamente, mas imagine o quanto não ganharia num período desses? É o maior.
MARCEL RIZZO

Sim. Duas Libertadores não é para qualquer um. Mas seu Palmeiras não joga bola como os de Luxemburgo e as Academias.
MENON

Sim, embora o Palmeiras tenha nomes de peso como Osvaldo Brandão e Felipão. Tirando seu lado "chorão", mas é uma característica enraizada dele, o trabalho de Abel à frente do Verdão é espetacular mesmo. E, pelo andar da carruagem, não me espantaria se conseguir um terceiro título consecutivo na Libertadores.
MILTON NEVES

Sim, Abel já é o maior da história do Palmeiras, principalmente pelas duas conquistas da Libertadores. Na minha opinião, ele deixa empatados em segundo lugar Oswaldo Brandão, Felipão e Luxemburgo.
PERRONE

Não. Outros treinadores também foram muito importantes na história do clube. Temos que respeitar cada época, como eram as competições. Hoje em dia é muito fácil disputar a Libertadores. Recopa é um torneio curto. Antigamente os Estaduais tinham uma importância muito maior. Luxemburgo fez história em 1993/94, Felipão ganhou títulos inéditos e muito expressivos também. E temos ainda que ressaltar Osvaldo Brandão. Mas Abel Ferreira, pelas conquistas, está entre os maiores, sim.
RODOLFO RODRIGUES

Sim. Em 15 meses de trabalho conquistou quatro títulos relevantes, um bi da Libertadores. É muito querido pela torcida.
RODRIGO COUTINHO

Sim, quando ganhou a 2ª Libertadores, Abel Ferreira passa a ter status de melhor da história palmeirense. É preciso, porém, reconhecer que há algo de subjetivo nessa análise por comparar épocas diferentes. Oswaldo Brandão, por exemplo, montou o segundo time da academia que talvez seja a grande marca do clube, assim como Luxemburgo fez dois esquadrões na década de 90. Brasileiros, na época, eram mais relevantes do que a Libertadores. E foram times mais encantadores do que o Palmeiras atual. Mas Abel tem os maiores títulos em um momento em que nem tinha o melhor elenco, então, é um feito.
RODRIGO MATTOS

Palmeiras