Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa é pressionada a suspender Belarus das competições internacionais

Fifa terá Congresso no fim do mês em Doha, no Qatar, e tratará da crise da Rússia - Arnd Wiegmann
Fifa terá Congresso no fim do mês em Doha, no Qatar, e tratará da crise da Rússia Imagem: Arnd Wiegmann

Colunista do UOL

03/03/2022 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A direção da Fifa sofre pressão de dirigentes de federações para também suspender Belarus de competições internacionais — na segunda-feira (28), a federação internacional proibiu clubes e seleções da Rússia de participarem de jogos oficiais. Belarus apoia o país de Vladimir Putin na invasão à Ucrânia.

Apesar de irrelevante no cenário internacional do futebol -é a 94ª no ranking Fifa-, a cartolagem entende que é necessário estender a punição a Belarus porque algumas federações poderiam boicotar jogos contra o país, causando problemas em torneio oficiais.

A Uefa já estuda fazer isso em suas competições, o que poderia tirar Belarus da Liga das Nações — o país está na 3ª divisão num grupo com Eslováquia, Azerbaijão e o vencedor de Cazaquistão e Moldávia. Os eslovacos não pretendem entrar em campo contra Belarus em junho.

Mas mesmo se a Uefa fizer o movimento, é preciso que a Fifa reitere para que Belarus não possa jogar nem amistosos contra países de fora da Europa. Em março o país tem confrontos amigáveis contra Índia e Bahrein.

Uma sanção da Fifa seguiria recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI), que sugeriu suspensões à Rússia e a Belarus. Algumas associações já suspenderam os países, liberando os profissionais a jogarem sob bandeira neutra, como o tênis.

Nesta quinta-feira (3), o Comitê Paralímpico Internacional decidiu que atletas russos e de Belarus não poderão participar dos Jogos Paralímpicos de Pequim, que começam nesta sexta-feira (4), mesmo sem bandeira. Havia preocupação com os boicotes que ocorreriam nos eventos em que esses dois países tivessem participantes.

A suspensão da Rússia pela Fifa tirou o país da Copa do Mundo do Qatar, no fim do ano, já que a seleção não poderá participar da repescagem das Eliminatórias, com jogos marcados para o fim de março. A federação internacional decidirá o que fazer com a chave russa, que tem Polônia, Suécia e República Tcheca. Apesar de Eslováquia e Noruega pleitearem a vaga, a tendência é classificar os poloneses diretamente para enfrentar quem vencer de suecos e tchecos.