Topo

Jornal argentino destaca título do Palmeiras: 'Dono da América do Sul'

Zagueiro e capitão, Gustavo Gómez levanta a taça após o Palmeiras conquistar o título da Recopa Sul-Americana - Cesar Greco / Palmeiras / Divulgação
Zagueiro e capitão, Gustavo Gómez levanta a taça após o Palmeiras conquistar o título da Recopa Sul-Americana Imagem: Cesar Greco / Palmeiras / Divulgação

Colaboração para o UOL

03/03/2022 08h56

A América do Sul tem um novo dono. Depois de bater o Flamengo na final da Libertadores de 2021, o Palmeiras, em nova final brasileira, derrotou outro rubro-negro, o Athletico, e se sagrou campeão da Recopa Sul-Americana. O título foi destaque no "Olé", um dos principais jornais da Argentina, que elogiou a equipe que está "de volta em volta".

De fato, o Palmeiras se acostumou com voltas olímpicas nos últimos anos. Bicampeão da América, em 2020 e 2021, faltava a Recopa, que o Palmeiras havia perdido nos pênaltis para o Defensa y Justicia, da Argentina, no ano passado. O Athletico, adversário do Palmeiras na final, perdeu a sua segunda chance de conquistar a taça - foi derrotado pelo River Plate na final de 2019.

Não é novidade que a rivalidade entre Brasil e Argentina é uma das maiores do mundo entre seleções e clubes e o domínio das equipes dos dois países nos últimos anos impressiona. Desde 2011, argentinos e brasileiros vêm se revezando na conquista do troféu disputado entre o campeão da Libertadores e o campeão da Copa Sul-Americana - só o Atlético Nacional, da Colômbia, campeão em 2017, 'se meteu' no embate.

De lá para cá, são sete títulos brasileiros e quatro argentinos, além do 'intruso' colombiano. Ao todo, depois da 30ª edição da Recopa disputada ontem, são 12 títulos de clubes brasileiros e 10 argentinos.

O jornal elogiou a equipe de Abel Ferreira e lembrou a derrota no Mundial. "O Palmeiras confirmou que é a melhor equipe do continente e um dos grandes candidatos a levar a Libertadores de 2022. Inclusive, o time esteve perto de fazer história no Mundial de Clubes, perdeu para o Chelsea na prorrogação", escreveu o periódico.

O treinador português também ganhou destaque na publicação. "Ferreira, que foi ovacionado no Allianz Parque, ganhou seu quarto título no Palmeiras", lembrou. Após empate em 2 a 2 no jogo de ida, o Palmeiras bateu o Athletico por 2x0 em casa, com um gol de falta de Zé Rafael e Danilo fechando a conta.