Topo

Botafogo

Após empate, Enderson indica que transição atrasa Botafogo no mercado

Enderson Moreira, técnico do Botafogo, à beira do gramado no duelo com o Boavista, pelo Carioca - Vitor Silva/Botafogo
Enderson Moreira, técnico do Botafogo, à beira do gramado no duelo com o Boavista, pelo Carioca Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

26/01/2022 00h40

O Botafogo estreou no Campeonato Carioca com um empate com o Boavista, na noite de hoje (26), no Nilton Santos. O técnico Enderson Moreira não se mostrou satisfeito com o resultado, mas fez ponderações. O treinador alvinegro, por sua vez, não escondeu um incômodo com o fato de o clube ainda aguardar os trâmites da SAF para poder se movimentar por reforços.

Recentemente, o Conselho Deliberativo e a Assembleia Geral aprovaram a venda de 90% das ações ao empresário norte-americano John Textor. Agora, o clube passa por um momento de transição para que a negociação possa ser concretizada e o planejamento possa dar novos passos.

Enquanto isso, o Glorioso utiliza alguns jogadores remanescentes da última temporada, quando foi campeão da Série B do Brasileiro, e jovens oriundos da base.

"Para falar a verdade, de uma maneira muito clara para o nosso torcedor, é claro que a gente queria, neste momento, já estar com uma equipe um pouco diferente, já contar com alguns jogadores que já tínhamos conversado. Temos a ideia muito clara de fazer esse Estadual de maneira bem competitiva, não estamos aqui para simplesmente fazer teste. Sabemos da grandeza do Botafogo e sempre precisamos ter equipes que possam buscar títulos e as primeiras colocações. O clube vive hoje um momento de transição, o que é terrível para nós que estamos aqui, porque a gente não consegue dar um passo à frente porque tem situações a serem definidas", disse

"Temos, hoje, um novo dono. Estamos aguardando aquilo que são as novas diretrizes, mas, com certeza, queríamos ter uma equipe com jogadores com boa experiência, isso seria importante para os meninos, seria um espelho importante. Mas a gente não teve, e era a minha preocupação desde o ano passado, que a gente pudesse ter, neste início, uma equipe bem competitiva, madura, bem preparada para poder enfrentar o Estadual, Copa do Brasil e Brasileiro. Não podemos, infelizmente, esperar um time para o Brasileiro porque o Estadual é importante. Estou atento a essa equipe que temos hoje, estou fazendo tudo que eu posso para tirar o máximo destes atletas, sabendo que temos de ter tranquilidade por se tratar de atletas jovens. Não podemos colocar uma carga enorme neles. Mas meu objetivo, e do departamento de futebol do clube, é que a gente já tivesse avançado em muitas situações que tivemos de parar em função dessa aquisição do clube. E agora é o período mais complicado, de transição, e a gente não pode caminhar. Estamos esperando que os papéis possam ser assinados, que as coisas possam ser bem definidas e possamos caminhar em busca daqueles atletas que foram colocado já há algum tempo como prioridade", completou.

Enderson lembrou que, no decorrer da janela de transferências, o Alvinegro teve "perdas importantes" e afirmou que já há nomes bem mapeados pelo clube para reforçar o elenco.

"O primeiro passo era buscar a manutenção da base do elenco do ano passado. Era muito importante que a gente pudesse, pelo menos, começar em cima de uma base. tivemos algumas perdas, e perdas importantes. Tentamos no mercado, com toda a limitação financeira, para poder suprir um pouquinho, essas saídas. E conversando muito sobre o que a gente pensa sobre equipe ideal para a temporada. Temos isso muito mapeado, conversado, é uma questão, agora, de ajuste da parte financeira. Mas, como falei, estamos vivendo um momento de transição (...). Claro que a gente fica ansioso para que possamos contar o mais rapidamente possível com esses atletas que, com certeza, vão ajudar a elevar o nível, porque são jogadores com ótima qualidade técnica, experiência, currículo significativo no futebol", apontou.

O treinador ressaltou que "sempre quis muito" renovar com o Glorioso, mas demonstrava preocupação quanto a ter uma equipe competitiva e lamenta que o clube de General Severiano esteja saindo "bem atrasado" na busca por novos nomes.

"Desde o final da temporada passada, deixei muito claro que não tinha nenhuma dúvida em renovar com o Botafogo. Sempre quis muito. O que eu queria, na verdade, eram garantias de que poderíamos ter uma equipe competitiva, e algumas situações, de renovações, escaparam de um clube que vive suas dificuldades financeiras. Mas temos um Carioca e concordo, ninguém quer ver um Botafogo fragilizado (...) Na verdade, estamos antecipando algumas situações que não eram para ser feitas agora. Jogadores que viriam completar o time principal, mas em meio a jogadores mais experientes. Essa foi minha preocupação desde o início. Na verdade, não conseguimos avançar em função dessa negociação do clube. Estamos esperando para que possamos nos movimentar no mercado. Claro que estamos saindo bem atrasados, porque muita coisa já podia ser definida e, talvez, hoje tivéssemos uma equipe diferente", assegurou.

Botafogo