Topo

Em novo teste com o Fla, Maracanã vê operação como "amplamente positiva"

Torcida do Flamengo na arquibancada do Maracanã, em duelo com o Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores - Gilvan de Souza/Flamengo
Torcida do Flamengo na arquibancada do Maracanã, em duelo com o Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

23/09/2021 12h16

A administração do Maracanã emitiu nota oficial considerando o saldo da operação do jogo entre Flamengo e Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores, realizado na noite de ontem (22), como "amplamente positivo". O duelo, que teve quase 50% da capacidade do estádio liberado, contou com 23.083 presentes e foi um novo teste dentre os programados pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

No documento, a gestão do Maracanã ressaltou que "não houve registro de dificuldade na entrada, de retenções nos acessos internos e nem mesmo de reclamações por parte dos torcedores".

Porém, vale ressaltar, em todos os setores do estádio pôde-se observar aglomerações e torcedores sem máscara ou utilizando a peça de forma inadequada, apesar dos avisos nos telões e presença de monitores. O descumprimento já havia acontecido no jogo com o Grêmio, pela Copa do Brasil, na última semana. Desta vez, porém, em volume maior, visto que a quantidade de pessoas foi bem superior.

"O saldo da operação, que novamente teve início na véspera da partida, foi amplamente positivo, a começar pelo processo de comprovação da vacina e testagem prévia dos torcedores e profissionais, com resultados dos exames enviados diretamente para controle sanitário no estádio, o que contribuiu para evitar aglomerações e longas filas de acesso às dependências do Maracanã", diz trecho da nota.

A Prefeitura do Rio liberou três partidas para o Rubro-Negro, com a capacidade aumentando de forma gradativa. A primeira foi contra o Grêmio, que aconteceu na última semana, pela Copa do Brasil, com 35% do Maracanã liberado. A segunda seria novamente com o Tricolor gaúcho, pelo Campeonato Brasileiro, com 40%, mas uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) impediu a presença de público. E a última acabou sendo contra o Barcelona de Guayaquil, ontem.

Veja nota do Maracanã:

"O Maracanã recebeu, na noite da última quarta-feira (22/09), mais de 20 mil torcedores no jogo entre Flamengo e Barcelona. O público foi mais que triplo comparado à partida anterior entre Flamengo e Grêmio. A operação contou com cerca de 2.300 profissionais, 35% de incremento nos profissionais de operação. O controle de fluxo do estádio registrou uma média de 200 torcedores a cada cinco minutos, o que significa um fluxo de acesso tranquilo. Antes da pandemia, a média era de 800 torcedores por minuto. Não houve registro de dificuldade na entrada, de retenções nos acessos internos e nem mesmo de reclamações por parte dos torcedores.

O saldo da operação, que novamente teve início na véspera da partida, foi amplamente positivo, a começar pelo processo de comprovação da vacina e testagem prévia dos torcedores e profissionais, com resultados dos exames enviados diretamente para controle sanitário no estádio, o que contribuiu para evitar aglomerações e longas filas de acesso às dependências do Maracanã. O estádio seguiu utilizando todo o seu potencial de ocupação mesmo com um público reduzido a 50% da capacidade total.

A gestão do estádio contou novamente com a importante parceria da Prefeitura do Rio neste segundo teste, que foi muito importante para o processo de retomada gradativa dos torcedores. E segue atenta aos ajustes que serão sempre necessários para o aperfeiçoamento de toda e qualquer realização, mesmo em mais um balanço positivo, e comemorado com sucesso, como foi o de ontem
".