Topo

Eurocopa - 2021

Inglaterra chega à Euro entre vaias e apoio por se ajoelhar contra racismo

Jogadores da Inglaterra foram vaiados por parte da torcida por se ajoelharem antes do jogo contra a Áustria - Eddie Keogh - The FA/The FA via Getty Images
Jogadores da Inglaterra foram vaiados por parte da torcida por se ajoelharem antes do jogo contra a Áustria Imagem: Eddie Keogh - The FA/The FA via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/06/2021 04h00

Uma Inglaterra em rota de colisão com parte de seus torcedores se prepara para a estreia na Eurocopa. O motivo da polêmica é a decisão dos jogadores de continuarem se ajoelhando antes das partidas, como um pedido por igualdade racial. Nos amistosos contra Romênia e Áustria, na semana passada, as arquibancadas se dividiram entre vaias e aplausos.

O ato de se ajoelhar contra o racismo teve início ao redor do mundo em 2017, após um protesto de Colin Kaepernick, então quarterback do San Francisco 49ers, da NFL. De lá para cá, o gesto passou a ser questionado por alguns atletas. Em março deste ano, Wilfried Zaha, do Crystal Palace, anunciou que não mais se ajoelharia antes dos jogos, por sentir que a ação perdera seu efeito.

Wilfried Zaha, do Crystal Palace, fica em pé durante protesto contra o racismo em jogo do Campeonato Inglês - REUTERS/Mike Hewitt - REUTERS/Mike Hewitt
Wilfried Zaha anunciou que não se ajoelharia mais antes dos jogos
Imagem: REUTERS/Mike Hewitt

"Não existe uma decisão certa ou errada, mas, para mim, pessoalmente, sinto que ajoelhar acaba de se tornar parte da rotina pré-jogo e, no momento, não importa se nos ajoelhamos ou nos levantamos, alguns de nós ainda continuam a receber abusos", disse, em um comunicado depois da partida contra o West Bromwich, pelo Campeonato Inglês.

A opinião de Zaha não encontra coro na seleção inglesa. Mesmo com as vaias de parte da torcida, os jogadores anunciaram que continuarão fazendo o gesto durante os jogos da Euro. Em uma carta publicada no site "The Players Tribune", o técnico Gareth Southgate pediu para que os torcedores respeitem o direito dos atletas de se posicionarem sobre os assuntos que acreditam.

"Os nossos jogadores são modelos. E, fora do campo, temos de aceitar que eles podem desempenhar um papel na sociedade. Precisamos dar-lhes confiança para defender os seus companheiros e as questões que importam para eles. Nunca acreditei que devíamos falar apenas de futebol", escreveu.

Técnico Gareth Southgate, da Inglaterra, se ajoelhou durante o amistoso contra a Romênia - Pool/Getty Images - Pool/Getty Images
Gareth Southgate também se ajoelhou no amistoso contra a Romênia
Imagem: Pool/Getty Images

"É dever deles continuarem a interagir com o público em questões como a igualdade, a inclusão e a injustiça racial, enquanto tiverem a palavra para ajudar a colocar os debates sobre a mesa, sensibilizando e educando", prosseguiu o treinador.

A Eurocopa deste ano terá 11 sedes em 11 diferentes países. A Inglaterra jogará as três partidas do Grupo D no estádio de Wembley, em Londres, contra Croácia, Escócia e República Tcheca. É provável que durante o evento, a equipe de Southgate siga ouvindo vaias de parte do estádio e aplausos de outro.

"A melhor coisa sobre hoje é saber que as vaias não tiveram apoio e os aplausos vieram para abafá-las", escreveu o zagueiro Tyrone Mings, em seu Twitter, depois de algo semelhante ter acontecido durante o jogo entre seu time, o Aston Villa, contra o Chelsea, pelo Campeonato Inglês.