Topo

Eurocopa - 2021

Eurocopa: Wijnaldum diz que Holanda não ajoelhará em protesto antirracista

Memphis Depay e Georginio Wijnaldum, da Holanda, driblam turcos em jogo das Eliminatórias - ANP Sport/ANP Sport via Getty Images
Memphis Depay e Georginio Wijnaldum, da Holanda, driblam turcos em jogo das Eliminatórias Imagem: ANP Sport/ANP Sport via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/06/2021 17h44

Georginio Wijnaldum foi o escolhido da seleção holandesa para falar com a imprensa antes da estreia na Eurocopa. Em entrevista coletiva, o mais novo jogador do PSG afirmou que o elenco da Holanda não se ajoelhará em protesto contra o racismo antes dos jogos.

"Não nos ajoelharemos para protestar contra o racismo. Primeiro, porque nunca protestamos dessa maneira. Na Inglaterra já estão acostumados, mas aqui (na Holanda) não", disse ele, que completou:

"Segundo, porque já fazemos muita coisa contra isso. Não digo que é o suficiente, mas não nos ajoelharemos."

A 'Laranja Mecânica' estreia neste domingo (13) contra a Ucrânia. O jogo será o segundo do dia do Grupo C. Um pouco antes, Áustria e Macedônia do Norte entrarão em campo.

O ato de se ajoelhar foi inspirado em Colin Kaepenick, que em 2016 negou-se a ficar de pé durante o hino norte-americano em um jogo da NFL. A ação pretendia chamar atenção para a violência policial contra a população negra.