PUBLICIDADE
Topo

Seleção Brasileira

Seleção promete rodar elenco na Copa América e já estreia com três mudanças

Após Ederson ser titular contra o Paraguai, Alisson volta ao time na Copa América, diante da Venezuela - Lucas Figueiredo/CBF
Após Ederson ser titular contra o Paraguai, Alisson volta ao time na Copa América, diante da Venezuela Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Danilo Lavieri e Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

12/06/2021 16h45

Classificação e Jogos

Tite já definiu a escalação da seleção brasileira que enfrenta a Venezuela amanhã (13), às 18h, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa América. São três jogadores diferentes em relação à vitória contra o Paraguai na terça-feira, ainda pelas Eliminatórias: entram Alisson, Renan Lodi e Lucas Paquetá e saem Ederson, Alex Sandro e Roberto Firmino.

Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Renan Lodi; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Gabriel Jesus, Richarlison e Neymar será a escalação no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O capitão da equipe será o volante Casemiro.

Tite tem todos os 24 convocados prontos para jogo, inclusive Thiago Silva e Gabigol, recuperados de problemas físicos, além de Everton Ribeiro, que entrou em campo na quinta-feira na Copa do Brasil, pelo Flamengo. O treinador concedeu entrevista coletiva hoje (12) e afirmou que pretende rodar o elenco ao longo dos jogos da Copa América.

"Na preparação da equipe para a Copa América nos reunimos eu, Juninho [Paulista, coordenador da seleção] e comissão. O objetivo é, sim, de conquistar a Copa América, mas também de ter uma participação maior de atletas durante a competição. Não é que vamos desestruturar a equipe, mas no início e durante os jogos fazer a preparação dos atletas também para o Mundial", afirmou o treinador, antes de completar:

"É um grupo de atletas no mais alto nível. Como estamos na Copa na fase de Eliminatórias, as possibilidades são menos frequentes. A Copa América te permite ampliar essas possibilidades, mas por vezes é uma troca técnica dentro dos dois sistemas que temos (...) Temos nesta primeira fase quatro jogos e faremos uma avaliação física, clínica e da minutagem de todos, de seu período de recuperação, para proporcionar as melhores condições a todos. Então vão acontecer modificações dentro da estrutura."

Apenas os 15 minutos iniciais do treinamento de hoje, realizado no CT do São Paulo, foram transmitidos pela CBF TV. Depois do aquecimento, Tite decidiu fazer mistério em relação à parte tática da seleção. O elenco tem chegada prevista em Brasília para 23h15.

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na primeira versão do texto, o Flamengo jogou na quinta-feira pela Copa do Brasil, não pelo Campeonato Brasileiro. O erro foi corrigido.

Seleção Brasileira