Topo

OPINIÃO

Renato Maurício Prado: Abel Ferreira é um retranqueiro bem-sucedido

Do UOL, em São Paulo

14/05/2021 15h30

O Palmeiras segue com a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, tendo alcançado a quarta vitória na edição deste ano, jogando na altitude de Quito diante do Independiente Del Valle, em um jogo no qual o time comandado por Abel Ferreira se defendeu durante a maior parte do tempo, explorando bolas em velocidade, como na jogada que rendeu o pênalti convertido por Raphael Veiga.

No podcast Posse de Bola #125, Renato Maurício Prado afirma que em comparação ao Flamengo o Palmeiras é um time melhor organizado taticamente, mas considera muito defensivo, apontando Abel Ferreira como um retranqueiro bem-sucedido.

"O Palmeiras é mais bem estruturado, sem dúvida, o Palmeiras em termos táticos está mais pronto do que o Flamengo, embora eu não seja apaixonado pela maneira que joga o Abel Ferreira, o Abel Ferreira é um retranqueiro bem-sucedido, mas ele é um baita retranqueiro", afirma Renato.

Ainda na comparação, o jornalista coloca o Atlético-MG também como um forte concorrente devido aos jogadores que tem, acreditando que o time de Cuca pode superar o Palmeiras e fazer frente ao Flamengo.

"Esse Atlético-MG pode acabar superando o Palmeiras e se transformando no grande adversário do Flamengo, porque em termos de nome de jogador, do meio-campo para a frente, se bem que o Atlético-MG tem um probleminha parecido com o do Flamengo, a zaga dele também costuma fazer água", diz Renato

"O Atlético-MG nas mãos do Cuca, se o Cuca não tiver aqueles destemperos que ele tem e começar a brigar com os jogadores, ele é um técnico que sabe armar time, basta ver o que ele fez no Santos no ano passado. Eu acho que esse Atlético-MG vai muito longe e o Palmeiras vai estar sempre ali brigando também", completa.

"Dudu pode cair como uma luva no ataque do Palmeiras"

Renato Maurício Prado também analisa a possibilidade de retorno de Dudu ao Palmeiras, considerando que o Al-Duhail tem até as 23h59 do sábado para confirmar ao clube brasileiro se comprará 80% dos direitos econômicos do jogador ou não. Para o jornalista, uma volta de Dudu reforçaria bastante a equipe de Abel Ferreira.

"Se voltar o Dudu, ainda tem essa possibilidade, o Palmeiras ainda não sabe se o Dudu vai ou vem. Se o Dudu vier, esse ataque do Palmeiras fica uma coisa bem difícil de marcar, porque o Dudu é um jogador que cairia como uma luva nesse time. Se bem que o Abel é capaz de dizer que: vamos botar mais um volante, deixemos o Dudu no banco para opção de segundo tempo", afirma o jornalista.

"Final do Paulista entre Palmeiras e São Paulo seria interessante"

Com Palmeiras e São Paulo disputando hoje as quartas de final do Campeonato Paulista, com o time de Hernán Crespo enfrentando a Ferroviária, enquanto o de Abel Ferreira encara o Red Bull Bragantino, Renato afirma que gostaria de uma final entre os dois clubes paulistanos.

"Eu estou torcendo muito por uma final paulista entre Palmeiras e São Paulo, eu acho que seria um duelo espetacular, porque nessa hora o Palmeiras vai ter que botar o time titular, se for na final, não é possível que não bote o time titular, e aí vai encontrar um São Paulo que transformou o Paulistinha numa Copa do Mundo", diz Renato.

"Eu acho que seria um duelo muito interessante o Palmeiras do Abel e o São Paulo do Crespo, porque o Crespo é muito mais ofensivo do que o Abel, o Crespo para mim é a melhor surpresa de técnico estrangeiro no momento", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.