PUBLICIDADE
Topo

Palmeiras

Palmeiras vence Del Valle, mantém os 100% e se classifica na Libertadores

Raphael Veiga comemora gol do Palmeiras contra o Independiente del Valle na Libertadores - Franklin Jacome/Getty Images
Raphael Veiga comemora gol do Palmeiras contra o Independiente del Valle na Libertadores Imagem: Franklin Jacome/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/05/2021 23h24

Classificação e Jogos

O Palmeiras garantiu classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores da América com duas rodadas de antecedência. O Verdão manteve sua campanha perfeita ao vencer o Independiente del Valle, por 1 a 0, em Quito, no Equador, e chegou a 12 pontos no Grupo A. Depois do empate do Flamengo com Unión La Calera, no Chile, o time alviverde também é o último brasileiro com 100% de aproveitamento no torneio.

Com a vitória no estádio Casa Blanca, o Palmeiras ainda tem chance de garantir o primeiro lugar do grupo amanhã (12). Para isso, o segundo colocado Defensa y Justicia-ARG não pode ganhar do lanterna Universitario-PER, em Lima.

Classificado, o Palmeiras volta a jogar pela Libertadores na próxima terça-feira (18), contra o Defensa y Justicia, no Allianz Parque. Antes, o Verdão terá ao menos um duelo decisivo pelo Campeonato Paulista: nesta sexta-feira (14), diante do Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, pelas quartas de final. Se avançar, o time de Abel Ferreira ainda vai disputar a semifinal no domingo (16).

Palmeiras espera o Del Valle

O Palmeiras tinha uma estratégia clara na altitude de 2.850 metros em Quito: abaixar as linhas para atrair o Independiente del Valle e tentar contra-atacar com bola longa para Rony. O Verdão se fechou bem, num 5-4-1, e não sofreu perigo no primeiro tempo.

Sem sucesso nos contragolpes

Se por um lado o Palmeiras bloqueava bem o Del Valle, no ataque o time era ineficiente. A equipe não conseguia encaixar os contragolpes, porque acumulou impedimentos. O jogo não tinha grandes emoções. Raphael Veiga até tentou surpreender Ramírez, adiantado, e chutou do meio de campo, mas o goleiro fez a defesa sem problemas.

Luiz Adriano sofre pênalti, e Veiga marca

A transição ofensiva, enfim, funcionou. Em escapada rápida, Patrick de Paula enfiou boa bola para Luiz Adriano, que foi derrubado dentro da área por Ramírez. Raphael Veiga cobrou no meio do gol e abriu o placar aos 42 minutos.

Cenário se repete no segundo tempo

A etapa final começou do mesmo jeito que foi o primeiro tempo: o Palmeiras com as linhas bem baixas, sem correr riscos. O Del Valle não conseguia furar o bloqueio alviverde a partir da intermediária. O técnico Abel Ferreira reforçou a defesa ao colocar o volante Danilo Barbosa no lugar do atacante Luiz Adriano aos 18 minutos.

Del Valle, enfim, assusta

Foi só aos 22 minutos do segundo tempo que o time equatoriano levou certo perigo. Murillo arriscou de fora da área e mandou por cima do gol de Weverton.

Jogo fica mais aberto na parte final

Ainda mais recuado, o Palmeiras não conseguia mais bloquear os ataques adversários, talvez até pelo cansaço em razão da altitude. A melhor chance do Del Valle foi em cobrança de falta de Vite, na entrada da área, que passou muito perto. O time equatoriano, porém, não conseguiu marcar e foi derrotado em casa.

Palmeiras iguala invencibilidade histórica como visitante

A última vez que o Palmeiras foi derrotado como visitante na Libertadores foi em abril de 2019, quando perdeu por 1 a 0 para o San Lorenzo, na Argentina. De lá para cá, foram 12 partidas fora de casa na competição, com nove vitórias e três empates, igualando a sequência invicta do River Plate como visitante entre 2018 e 2019.

Patrick de Paula não enfrentará o Defensa

O volante Patrick de Paula recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso no próximo jogo do Palmeiras na Libertadores, na próxima terça-feira (18), contra o Defensa y Justicia, no Allianz Parque.

INDEPENDIENTE DEL VALLE 0 X 1 PALMEIRAS

Local: estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador
Data e hora: 11/5/2021, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Lubin Torrealba (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
Cartões amarelos: Ramírez, Vite, Landázuri (Del Valle); Patrick de Paula, Felipe Melo (Palmeiras)
Gol: Raphael Veiga, aos 42 minutos do 1º tempo.

INDEPENDIENTE DEL VALLE: Ramírez; Landázuri (Escobar), Schunke e Pacho; Pellerano (Bryan Garcia), Faravelli, Vite (Montenegro), Hurtado e Jhon Sánchez (Guerrero); Murillo e Ortíz. Técnico: Renato Paiva

PALMEIRAS: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Renan; Marcos Rocha, Felipe Melo (Scarpa), Patrick de Paula (Danilo), Raphael Veiga (Mayke) e Victor Luis; Rony e Luiz Adriano (Danilo Barbosa). Técnico: Abel Ferreira

Errata: o texto foi atualizado
Ao contrário do que foi publicado na ficha técnica, Renan foi titular na zaga do Palmeiras, e não Alan Empereur. O erro foi corrigido.

Palmeiras