Topo

Palmeiras

Palmeiras joga para ser "penetra" em título priorizado por SP e Corinthians

Scarpa comemora gol marcado contra a Ponte, na última rodada da fase de grupos - Cesar Greco/Palmeiras
Scarpa comemora gol marcado contra a Ponte, na última rodada da fase de grupos Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Guilherme Amaro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/05/2021 04h00

Enquanto Corinthians e São Paulo apostaram alto no Paulistão, o Palmeiras deixou o campeonato em segundo plano. Agora, entretanto, embalado por três vitórias seguidas e classificação na última rodada da fase de grupos, o Verdão inicia o mata-mata hoje, às 19h30, contra o Red Bull Bragantino, pelas quartas de final, com todas as condições para ser um "penetra" entre os rivais na decisão estadual.

O Palmeiras vinha utilizando reservas nos jogos da primeira fase do Paulistão. Como conseguiu garantir classificação na liderança do Grupo A da Copa Libertadores da América, o Verdão pode agora passar a priorizar o campeonato regional. A tendência é de que alguns titulares sejam preservados hoje, já que a equipe atuou na última terça-feira na altitude de Quito, no Equador, a 2.850 metros acima do mar - para um eventual clássico mais adiante, entretanto, Abel Ferreira pode ter força total.

Atual campeão paulista, o Palmeiras não tem a mesma pressão dos rivais. O São Paulo não conquista o campeonato estadual desde 2005 e encara uma fila de títulos desde 2012, quando levantou a Sul-Americana. Com uma torcida impaciente e sedenta por títulos, o Tricolor poupou titulares na quarta-feira, pela Libertadores, justamente para encarar o mata-mata no Paulistão com força total.

Já o Corinthians, por suas limitações financeiras e agora eliminado da Copa Sul-Americana, vê no Paulistão a grande chance de levantar um troféu em 2021 - internamente, o alvinegro tem consciência de que dificilmente brigará pelo título brasileiro.

O Palmeiras cumpria tabela com seus reservas e se classificou apenas na última rodada, após vencer os três últimos jogos e ver o Novorizontino conquistar apenas dois pontos nas quatro partidas finais. É por conta da campanha mediana que o Verdão joga hoje fora de casa, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, já que o Red Bull Bragantino somou dois pontos a mais na fase de grupos.

O time reserva alviverde vem sendo liderado por Gustavo Scarpa, maior assistente do campeonato, com seis passes para gol. Além disso, ele marcou duas vezes, ambas nesta sequência de três vitórias seguidas. Hoje, Scarpa deve contar no meio de campo novamente com a companhia de Zé Rafael, recuperado de um trauma no tornozelo direito.

A equipe reserva ainda tem outros nomes de peso, que chegaram a ser titulares outrora, como os atacantes Willian e Wesley, o volante Danilo e o lateral-esquerdo Viña. Com um elenco forte e embalado, o Palmeiras chega para ser intruso na festa alheia no Paulistão.

RED BULL BRAGANTINO X PALMEIRAS

Local: estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Data e hora: 14/5/2021, às 19h30
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Anderson Jose de Moraes Coelho
VAR: Marcio Henrique de Gois

RB BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Fabrício Bruno e Edimar; Jadsom, Ramires e Claudinho; Artur, Lucas Evangelista (Cuello) e Ytalo. Técnico: Maurício Barbieri

PALMEIRAS: Weverton; Danilo Barbosa, Michel e Renan; Mayke, Danilo, Gustavo Scarpa, Zé Rafael e Matías Viña; Wesley e Willian. Técnico: Abel Ferreira

Palmeiras