Topo

ANÁLISE

R. Rocha: "Mantendo base e com dois reforços, Corinthians luta por títulos"

Do UOL, em São Paulo

14/01/2021 12h00

O Corinthians contou com os reforços de Cazares, Otero e Fábio Santos, trio do Atlético-MG que chegou no meio do Campeonato Brasileiro ao time paulista e ajudou o técnico Vagner Mancini a recuperar o clube, que de ocupante da zona de rebaixamento, já mira uma vaga na Libertadores após ter vencido ontem o Fluminense com uma goleada de 5 a 0.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte — com Vinicius Mesquita, José Trajano, Débora Miranda e Ricardo Rocha —, o ex-zagueiro vê o Corinthians já bem organizado e acredita que, se mantiver a base, o clube pode, com a contratação de poucos reforços, brigar por todos os títulos em disputa.

"A chegada desses jogadores do Atlético-MG, com vontade, olha, se o Corinthians mantém essa base e uma ou duas contratações, eu estou falando isso hoje, duas ou três ali com a garotada, luta para todos os títulos no futebol brasileiro, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, com o que se tem já aí, com o que se tem já aí é um time que vai dar muito trabalho para esse ano", afirma Ricardo.

Para o ex-jogador, a recuperação do Corinthians na temporada se dá também devido aos jogadores importantes que o clube tem, como os experientes Cássio, Fagner e Fabio Santos, presentes em conquistas importantes na última década pelo clube e que ajudam na liderança ao elenco.

"O grande sucesso do Corinthians para mim passa realmente por jogadores importantes dentro do vestiário, e um desses jogadores, eu vou falar de alguns, Cássio, Fagner e Gil, e a chegada do Fábio Santos, que jogou muito tempo com eles. Aí você traz o Jemerson, que é muito bom jogador, são dois jogos já com Jemerson e dois jogos em que não toma gol. Aí você tem um Cantillo, que começa a jogar bem", afirma Ricardo.

"Tem o Gabriel, que a gente já conhece, conhece o grupo, aí na frente você tem o Cazares, o Otero, o Mateus Vital, que está há mais tempo, o Mosquito, e você tem um jogador que é fundamental ali na frente, ele estando bem, ele busca a responsabilidade, que se chama Jô. Conhece o Corinthians como ninguém, garoto da base, conhece a malandragem do Corinthians, então, esses jogadores no vestiário têm um peso enorme", completa.

O ex-zagueiro considera que foi um erro do Corinthians a aposta em Tiago Nunes como técnico no início do ano passado, com a aposta em uma mudança na forma de jogar que até então dava resultado, mas que não teve êxito e culminou na saída do treinador.

"O Corinthians tem uma coisa que é muito fácil de ser resolvida, começa de trás para a frente, não inventa. Foi o que o Mancini fez, fazendo a defesa, se organizando atrás. O Corinthians não era de tomar muito gol, de uma hora para outra, em dez anos, 'não, a gente tem que jogar igual ao Guardiola'. Não aconteceu nada, não vai jogar igual ao Guardiola, não vai, porque tinha uma maneira de jogar", diz Ricardo.

"Claro que você vai melhorar. Hoje, com o Mancini, ela está melhorando, mas olha a defesa, raramente toma gol, é uma defesa muito forte e isso você não pode perder. Você já não tomando gol, isso é maravilhoso para uma partida de futebol. Você não tomando gol, no mínimo, é um 0 a 0, então o Corinthians sempre teve uma boa defesa", conclui.