Topo

Barcelona

Lesão de Piqué expõe elenco do Barça, agora com só um zagueiro disponível

 Piqué sofreu lesão no joelho contra o Atlético de Madri e vira problema para a Champions - GABRIEL BOUYS / AFP
Piqué sofreu lesão no joelho contra o Atlético de Madri e vira problema para a Champions Imagem: GABRIEL BOUYS / AFP

Do UOL, em São Paulo

22/11/2020 04h00

A situação não é nada agradável no Barcelona. Décimo colocado no Campeonato Espanhol com 11 pontos, o clube catalão perdeu por 1 a 0 para o Atlético de Madri ontem (21) e se afundou ainda mais na crise neste início de temporada.

Sem conseguir até o momento engrenar sob o comando de Ronald Koeman, e com um clima ruim desde que Messi anunciou o desejo de uma mudança de ares, o clube agora se vê diante de um problema específico: o que fazer para montar sua defesa? É uma questão que mostra o desequilíbrio no elenco montado para 2020/21.

Piqué, que se envolveu em lance com Correa e deixou o gramado chorando, é mais um desfalque da zaga. O líder defensivo de 33 anos passará por exames hoje para confirmar um diagnóstico de seu joelho. Testes iniciais pós-jogo apontam para uma entorse. De acordo com a imprensa local, se a lesão for confirmada, Piqué pode ficar fora de seis a oito semanas.

Koeman, então, perde mais um zagueiro de ofício para as próximas partidas —ou semanas. O treinador já não contava com Umtiti (afastado desde setembro por lesão no joelho) e Ronald Araújo (problema muscular), e fica agora só com Clément Lenglet à disposição.

A falta de opção para a zaga fez o treinador improvisar já no confronto contra o Atlético. De Jong foi empurrado para a linha de quatro mais recuada, com o lateral direito Dest substituindo Piqué.

Ronald Araújo, de 21 anos, deve ser o primeiro dos zagueiros a deixar o departamento médico. O uruguaio foi contratado pelo Barcelona B em 2018/19, tem quatro partidas nesta temporada pelo time principal e está afastado por conta de uma lesão muscular. Ele é dúvida para o confronto com o Dínamo de Kiev, pela Liga dos Campeões, já na terça-feira (24).

Nas laterais, Koeman tem mais opções. Dest e Sergi Roberto (que saiu do jogo deste sábado com dores musculares) pela direita, Alba e Júnior Firpo pela esquerda.

Em poucos dias antes da nova rodada da Champions, Koeman terá de achar soluções para o setor que tanto tentou reforçar na janela de transferências, mas que não conseguiu por falta de recursos.

Barcelona