Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Jornal: Uefa cogita jogo único em fase final da Champions a partir de 2024

PSG e Atalanta fizeram jogo único para decidir quem avançada para a semifinal da última Champions - C. Gavelle/PSG
PSG e Atalanta fizeram jogo único para decidir quem avançada para a semifinal da última Champions Imagem: C. Gavelle/PSG

Do UOL, em São Paulo

19/10/2020 12h05

A cúpula da Uefa, entidade que regula o futebol europeu, está cogitando implementar o sistema de jogo único nas fases finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa a partir de 2024. As informações são do jornal As.

O modelo foi utilizado nas últimas edições dos dois torneios em função da pandemia de coronavírus, que paralisou o futebol e travou o calendário europeu. Para minimizar os impactos nas datas, a Uefa colocou no mata-mata apenas uma partida em estádio neutro a partir das quartas de final - a final já contava com apenas um confronto.

Os resultados da iniciativa foram vistos com bons olhos pela entidade, que valorizou o aspecto emocional pelo fato de as quartas e as semifinais terem apenas 90 minutos, e não 180.

"Nunca é necessário excluir algo que é valioso ou que tem potencial. Sabemos que existem muitos fatores a serem levados em consideração, tais como o calendário, a participação de torcedores e implicações econômicas, mas certamente vamos estudar este formato e suas variações, no futuro, nas nossas reuniões", disse Giorgio Marchetti, secretário-geral adjunto da Uefa, em entrevista publicada pelo jornal.

"Os jogos com eliminatórias individuais obviamente favorecem a incerteza e as emoções. Recebemos um excelente feedback de clubes, emissoras e outros membros, bem como de torcedores. As circunstâncias tornaram este formato essencial, mas o resultado não poderia ser melhor, assim como o grau de satisfação", prosseguiu Marchetti.

O tradicional sistema de jogos ida e volta, no entanto, fica mantido até 2024 por conta de contratos já assinados com emissoras e patrocinadores.