Topo

OPINIÃO

Arnaldo: "Coudet praticamente anula a diferença entre Grêmio e Inter"

Do UOL, em São Paulo

04/08/2020 04h00

O Grêmio começou a temporada apontado como time que poderia incomodar o Flamengo, com vantagem para o rival Internacional, que ainda estava no início de trabalho do técnico Eduardo Coudet. Mas o Colorado tem mostrado evolução, mesmo sem contar com jogadores tão badalados em seu elenco, e joga com o rival amanhã (5), às 21h30; O Gre-Nal vale o título do segundo turno do Campeonato Gaúcho.

No podcast Posse de Bola #44, o jornalista Arnaldo Ribeiro avalia que o Inter treinado por Coudet conseguiu se aproximar do Grêmio de Renato Portaluppi e não vê a diferença que apontava no início do ano, considerando ainda que os dois clubes podem vir a fazer frente ao Flamengo, agora comandado por Domènec Torrent.

"A final do segundo turno, que reúne Grêmio e Inter, importa mais do que a final contra o Caxias. Vai começar o Brasileiro, a final do Gaúcho vai ser lá para a frente, e aí dane-se. Acho que o mais importante é que a diferença não existe mais entre Grêmio e Inter. Ela vinha sendo diminuída ao longo dos tempos, e a chegada do Coudet, definitivamente, anula praticamente essa diferença", diz Arnaldo (no vídeo acima a partir de 1:01:54).

"É verdade que o Grêmio venceu os Gre-Nais classificatórios do Estadual até agora, mas no jogo importante mesmo, que foi aquele da Libertadores, ainda com público, antes da parada, aquele empate com um monte de expulsos, esses são os dois times mais próximos de ameaçar o Flamengo, de incomodar o Flamengo, o novo Flamengo, cada um do seu jeito", completa o jornalista.

Arnaldo avalia como sem contar com elencos tão badalados como Flamengo, Atlético-MG, Palmeiras e São Paulo, além do próprio rival Grêmio, o Inter conseguiu alterar seu padrão de jogo com o treinador argentino.

"A velocidade que o Internacional andou, criou um padrão de jogo, deve-se muito ao ótimo trabalho do Coudet, que é um ótimo treinador, já dá para perceber isso. Então, é um time consistente já, é um time que tem uma cara e, olha, não tem tantos jogadores assim. O Grêmio tem mais, o Flamengo tem mais, o Galo tem mais, o São Paulo tem mais, o Palmeiras tem mais e o Inter foi o que mais andou, porque técnico de futebol hoje em dia faz uma diferença para o bem e para o mal, e o Coudet foi um grande acerto do Internacional", diz Arnaldo.

Diego Souza foi um acerto do Grêmio

Enquanto elogia o Internacional pela contratação de Eduardo Coudet, Arnaldo também ressalta a importância de Diego Souza para o Grêmio pelo rendimento no momento de marcar gols.

"O Grêmio, eu acho que os jogadores são melhores, o elenco é melhor que o do ano passado, mas o time ainda não está de fato azeitado, vai demorar um tempo. Mas tem a ressalva aqui, eu já falava lá atrás, Diego Souza foi um acerto. Nesse futebol brasileiro em que só o Gabigol sabe fazer gol, você ter um outro artilheiro, ter o Jô, ter o Diego Souza, faz uma diferença. O Diego Souza é competitivo, ele é chato, ele quer ganhar, ele incomoda, ele faz gol, pode estar acima do peso, não tem nego que faz gols no futebol brasileiro, ele faz", afirma Arnaldo.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.