Topo

OPINIÃO

Arnaldo: "Aumento nas substituições pode perdurar no futebol pós-pandemia"

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 04h00

A mudança no número de substituições permitidas em jogos de futebol, de três para cinco, conforme aprovou a Fifa, deverá causar uma mudança estratégica no esporte e causar um atrativo a mais para o esporte, na opinião de Arnaldo Ribeiro.

No podcast Posse de Bola #32, o jornalista fala sobre a forma como será possível ver técnicos consagrados, como Pep Guardiola (do Manchester City) e Jurgen Klopp (Liverpool), utilizando a novidade com seus elencos. Além disso, Arnaldo acredita que a mudança poderá ser em definitivo no futebol após a pandemia do novo coronavírus.

"A gente vai ver como vai se virar o Guardiola, como vai se virar o Klopp, talvez surjam outros que saibam estrategicamente lidar melhor com isso do que os atuais. É bem interessante, porque eu acho que quando aumentaram o número de substituições lá atrás para três, isso já mudou um pouquinho. E para cinco, é muita gente trocando", afirma o jornalista (disponível no vídeo acima a partir de 36:47).

"A gente vai poder perceber e constatar algumas mudanças não só na atuação, no entorno, mas no jogo, na estratégia do jogo. E essa determinação das substituições, que pode perdurar pós-pandemia, ela pode transformar o futebol definitivamente, ser uma coisa mais impactante do que a gente imaginava", completa Arnaldo.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.