Topo

Campeonato Inglês pode ter partidas mais curtas após pausa por coronavírus

Iraniano Jahanbakhsh vira uma bicicleta para fazer golaço durante partida entre Brighton e Chelsea, no Campeonato Inglês - REUTERS/Dylan Martinez
Iraniano Jahanbakhsh vira uma bicicleta para fazer golaço durante partida entre Brighton e Chelsea, no Campeonato Inglês Imagem: REUTERS/Dylan Martinez

Do UOL, em São Paulo

05/05/2020 08h30Atualizada em 05/05/2020 09h05

O retorno do Campeonato Inglês após a pandemia do novo coronavírus pode ser marcado por partidas mais curtas para aliviar os atletas. Pelo menos é o que sugeriu o presidente da Associação Inglesa de Futebol Profissional (PFA - sigla em inglês), Gordon Taylor.

A Fifa também propôs aumentar para cinco o número de substituições permitidas como forma de evitar lesões e fadiga nos atletas.

As medidas tem como único objetivo proteger os jogadores, como explicou Taylor, à emissora inglesa BBC: "a segurança tem que ser primordial".

O Campeonato Inglês ainda tem 92 partidas a serem disputadas e, devido à quarentena, os atletas não têm o mesmo treino nem preparação física de quando frequentam o centro de treinamento de seus clubes.

"Não sabemos o futuro. O que sabemos é que proposições foram feitas, que ideias foram colocadas, como a possibilidade de terem mais substitutos e os jogos possivelmente não sendo os 45 minutos completos", disse Taylor.

Outra solução especulada foi a de não haver rebaixamento na primeira divisão, mas o presidente da Liga Inglesa de Futebol (EFL), Rick Parry, já se posicionou contra a medida.

"Haveria um certo grau de indignação por parte de vários clubes em nosso campeonato, e isso seria uma violação do acordo tripartido", disse o executivo à mesma emissora.