Topo

São Paulo

A hora chegou para Perri: promessa de Cotia disputa 1º clássico pelo SPFC

Lucas Perri, goleiro do São Paulo - Rubens Chiri/saopaulofc.net
Lucas Perri, goleiro do São Paulo Imagem: Rubens Chiri/saopaulofc.net

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

14/03/2020 04h00

Chegou a vez de Lucas Perri. No São Paulo desde 2013, o goleiro terá a oportunidade de disputar o seu primeiro clássico como profissional. Hoje (14), a partir das 19h, no Morumbi, ele vai encarar a responsabilidade de substituir um dos principais ídolos do Tricolor paulista, Tiago Volpi, na partida contra o Santos, pelo Campeonato Paulista.

Na última quarta-feira (11), na vitória sobre a LDU, pela Copa Libertadores, Volpi sofreu uma fratura na mão direita, após disputa de bola com um adversário. Na ocasião, o arqueiro já fora substituído por Lucas Perri.

"A questão de querer sempre jogar é normal para todo goleiro. É claro que temos menos desgaste do que o jogador de linha, por isso estava mais inteiro em Ribeirão Preto [quando todo o time fora poupado, menos o arqueiro]. Estava apto para jogar. Mas falamos em grupo e temos de pensar no grupo. Não poderia ficar até o final do jogo com a LDU porque não são assim que funcionam as coisas. Não queria prejudicar os companheiros. Foi o que falei para o Perri, quando ele menos esperava, que era um jogo de Libertadores, teve a oportunidade", disse Volpi, antes de saber da fratura.

"Fiquei um pouco chateado pelo Volpi. Sei o quão difícil é machucar, o quão difícil é sair de um jogo tão importante", lamentou o jovem, de 22 anos.

Essa será a segunda partida em que Perri terá oportunidade de começar entre os titulares do time principal do Tricolor. No ano passado, Fernando Diniz o escalou contra o CSA, pelo encerramento do Campeonato Brasileiro. Na vitória por 2 a 1, o goleiro teve pouco trabalho. Mas apesar da pouca experiência no profissional, Perri já tem bastante história para contar sobre o Tricolor paulista.

Antes de chegar ao São Paulo, o jovem tinha sido destaque na Ponte Preta. Lá havia até feito um gol em cobrança de falta, como o ídolo Rogério Ceni. Apesar de ainda integrar a base, ele treinou com Ceni, que via um bom potencial no garoto. Pela equipe sub-20, ganhou praticamente tudo que disputou, incluindo a Copa Libertadores da categoria em 2016.

Quando Ceni passou a comandar o time principal, em 2017, Lucas Perri foi convidado para participar do elenco profissional. Apesar de Sidão e de Renan Ribeiro não convencerem, o garoto não teve oportunidades.

No ano passado, ele ficou muito perto de deixar o Tricolor paulista em definitivo. Em busca de mais experiência e oportunidades, acertou o empréstimo com o Crystal Palace, da Inglaterra. Porém, Perri não teve as chances que esperava, os ingleses não quiseram ampliar o vínculo e o arqueiro retornou ao Morumbi. Agora, com a lesão de Volpi, poderá ter uma sequência.