Topo

Botafogo

Com referência a 95, Botafogo oficializa Paulo Autuori como novo técnico

Paulo Autuori, novo treinador do Botafogo - Ivan Storti/Santos FC
Paulo Autuori, novo treinador do Botafogo Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Do UOL, em São Paulo

12/02/2020 13h41

O Botafogo oficializou hoje (12) a contratação de Paulo Autuori como novo treinador da equipe principal. Ele substitui Alberto Valentim no cargo, demitido após derrota por 3 a 0 para o Fluminense no Campeonato Carioca.

Nas redes sociais, o clube publicou um vídeo para anunciar a chegada do novo técnico. "Bem-vindo de volta pra casa, Paulo Autuori!", escreveu o Botafogo na legenda.

Esta será a quarta vez do treinador em General Severiano - ele tem ainda um trabalho como preparador-físico. Em 1995, Autuori foi o comandante na conquista do Campeonato Brasileiro, um dos títulos mais emblemáticos da história do Alvinegro. O vídeo usado para o anúncio oficial, inclusive, foi um trecho do filme "95", em que o treinador aquela passagem pelo clube.

Devido à falta de grana, uma coisa ficou logo clara: o Botafogo não teria condições de pagar um salário muito alto e foi estabelecido um teto de R$ 200 mil. Essa decisão já descartou uma grande quantidade de profissionais.

Além disso, o Botafogo queria alguém que pudesse fazer o clube reviver os grandes momentos, que conhecesse a história do clube e trouxesse identificação. Foi nesse sentido que o nome de Autuori ganhou força.

Mesmo tendo sondado a situação de Rodrigo Santana, com passagem pelo Atlético-MG, e Cuca, o preferido da torcida, o Botafogo viu em Autuori o casamento perfeito.

Veja nota oficial do Botafogo:

"O Botafogo de Futebol e Regatas, através do Comitê Executivo de Futebol, comunica que Paulo Autuori de Mello é o novo técnico do time profissional. De volta ao Glorioso, o treinador Campeão Brasileiro em 1995 assume o cargo de Alberto Valentim, que deixou o Clube no último domingo.

Autuori terá a companhia do auxiliar-técnico Renê Weber. A coletiva de apresentação do novo comandante será nesta quinta-feira (13/2), às 13h45, na Sala de Imprensa Sandro Moreyra, no Estádio Nilton Santos.

Além de comandar a equipe alvinegra no segundo título Brasileiro, Autuori construiu um currículo vitorioso ao longo de sua carreira, com passagens por grandes clubes nacionais, internacionais e seleções. Entre as principais conquistas, cabe destacar, em especial, um Mundial de Clubes e duas Libertadores da América".

Botafogo