Topo

Corinthians age mais 'certeiro' no mercado do que no 'pacotão 19'; compare

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/01/2020 04h00

O Corinthians mudou a estratégia dos últimos anos e age de forma certeira no mercado da bola. Depois de apostar em um 'pacotão' de reforços em 2019, o clube paulista agora prioriza contratações pontuais e todas com status de titulares: casos de Luan, ex-Grêmio, Víctor Cantillo, ex-Junior Barranquila, da Colômbia, e Sidcley, emprestado do Dínamo de Kiev, da Ucrânia, até o fim do ano.

Aliás, a estratégia começou no fim da temporada 2019, quando a diretoria não pensou duas vezes e fechou com o técnico Tiago Nunes para o lugar do demitido Fábio Carille em uma 'negociação relâmpago'. Enquanto os rivais paulistas, como Palmeiras e Santos, por exemplo, iniciaram o ano sem comando e negociando com treinadores, o Alvinegro já tinha traçado o seu planejamento com ex-treinador do Athletico-PR.

A estratégia é bem diferente de 2019, quando o clube iniciou a temporada contratando um 'time inteiro' de reforços: Michel, Manoel, Bruno Méndez, Júnior Urso, Richard, Ramiro, Sornoza, Vágner Love, Mauro Boselli, Gustavo Silva e André Luis, além de Gustagol que voltava de empréstimo do Fortaleza.

Se não bastasse, o Corinthians reforçou a defesa e o ataque no meio da temporada, com Gil, de volta da China, e Everaldo, que se destacou atuando pelo Fluminense, respectivamente.

Com exceção a Gil, nenhum dos outros reforços conseguiu ser titular absoluto na temporada passada.

Este ano, a expectativa é maior quando o assunto em relação aos reforços é "chegar para jogar". O trio Luan, Cantillo e Sidcley, aliás, praticamente já confirmado como titular do time na entrevista de apresentação de Tiago Nunes. O treinador mostrou a importância de cada para o sistema de jogo que pretende implementar no Corinthians.

O clube paulista espera seguir a filosofia e contratar Michael, do Goiás. Revelação do Campeonato Brasileiro do ano passado e cobiçados por outros clubes, entre eles, o Flamengo, o atacante também chegaria para ser titular.

A única aposta do Corinthians em 2020 no mercado da bola é o jovem Davó, do Guarani. O atacante se destacou no Campeonato Brasileiro da Série B do ano passado e teve sua contratação alinhavada no fim de 2019. Assim, como Luan, Cantillo e Sidcley, ele já treina com o elenco corintiano sob o comando de Tiago.