Topo

Como Tiago Nunes chegou 'corajoso' para dispensar ídolos e barca corintiana

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/01/2020 04h00

O técnico Tiago Nunes demonstrou coragem ao dispensar ídolos do Corinthians em seu primeiro dia de trabalho no comando do time paulista. Entre os atletas que não fazem parte de seus planos e foram afastados estão Ralf e Jadson. Além deles, o treinador abriu mão de Clayson, Junior Sornoza, Junior Urso e Renê Júnior no mercado da bola.

O UOL Esporte apurou alguns dos motivos que fizeram Tiago Nunes 'dispensar', principalmente, Jadson e Ralf.

Jadson é considerado uma espécie de ex-atleta nos bastidores do clube paulista. Tiago Nunes recebeu bastante informação antes de tomar a decisão. O condicionamento físico do jogador de 36 anos pesou bastante. Há quem diga no clube paulista que o ex-camisa 10 não tem mais força física e até para bater na bola como antes.

Somado a isso, Tiago Nunes está bem servido na posição. Além de Luan, ex-Grêmio e primeiro grande reforço do Corinthians em 2020, o treinador conta com Pedrinho, que terminou a temporada passada atuando como meia centralizado, posição que exerce na seleção brasileira olímpica.

O caso de Ralf é diferente. O volante de 35 anos não agrada por conta de características de jogo. Na visão de Tiago Nunes, o camisa 15 não se encaixa no futebol moderno e que ele entende como ideal. Para ele, Ralf é um volante que só desarma e, por isso, pode prejudicar a saída de bola do time.

Tiago Nunes gosta de volantes que sabem jogar. Não é por acaso que ele pediu o retorno de Camacho, que estava emprestado ao Athletico-PR e não fazia parte dos planos do Alvinegro. Tudo mudou para ele com a chegada de Nunes, pois os dois trabalharam juntos no Furacão.

O treinador ainda focou na contratação de Victor Cantillo, do Junior Barranquila, da Colômbia. Tiago entende que o volante joga de área em área e faz a função de um armador de jogadas, além de saber desarmar. O interesse em Cantillo pesou também na saída de Junior Urso para o Orlando City, dos Estados Unidos. Tiago Nunes não considera Urso um 'volante moderno' e versátil.

Vale ressaltar que Tiago Nunes 'afastou' todos os jogadores de confiança de Fábio Carille, ex-técnico do clube, pois a diretoria do clube costuma não interferir no trabalho do treinador e, inclusive, gosta de atender aos pedidos do comandante técnico. Em 2019, por exemplo, a cúpula alvinegra alega que 90% dos reforços foram contratados a pedido de Carille.